PolíticaGeral

Dallagnol apresenta recurso contra decisão de cassação

De acordo com o texto, a decisão do TSE foi baseada em uma suposta fraude

 Dallagnol apresenta recurso contra decisão de cassação

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos) apresentou nesta terça-feira (30) à Corregedoria da Câmara Federal o recurso contra o processo de cassação. A BandNews FM teve acesso ao documento. O recurso não contesta o mérito da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas destaca supostos equívocos com relação ao entendimento da Corte.

Veja mais:

De acordo com o texto, a decisão do TSE foi baseada em uma suposta fraude à lei, mediante suposição abstrata de que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) poderia futuramente transformar algum procedimento administrativo diverso em Processo Administrativo Disciplinar (PAD) até então inexistente. Ainda de acordo com o texto, houve violação à ampla defesa do parlamentar e desrespeito aos prazos legais estabelecidos para o Judiciário declarar a inelegibilidade.

A defesa do ex-procurador alega ainda que, de acordo com o Regimento Interno da Câmara dos Deputados, a perda de mandato depende de validação da Mesa da Casa, que teria a prerrogativa de não vinculação à decisão no Recurso Ordinário Eleitoral. A cassação de Deltan Dallagnol foi uma determinação do TSE que, por unanimidade, entendeu que o ex-procurador teria pedido exoneração do Ministério Público para não responder a processo administrativo. Ou seja, o entendimento é de que ele teria burlado a lei da ficha limpa, tendo em vista que a punição poderia torná-lo inelegível pelo período de oito anos.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira (23) da semana passada. Agora com a defesa de Dallagnol, a corregedoria da Câmara terá duas semanas para dar um parecer sobre o caso, mas não cabe ao Legislativo se manifestar sobre o mérito da decisão do TSE.

Informação: Vanessa Fontanella

Avatar

Giovanna Retcheski

Paraná registra 3.518 denúncias de irregularidades em propaganda eleitoral

Paraná registra 3.518 denúncias de irregularidades em propaganda eleitoral

A média é de 100 denúncias por dia no aplicativo Pardal da Justiça Eleitoral

Prefeitura de Colombo terá que adotar melhorias para cães abandonados

Prefeitura de Colombo terá que adotar melhorias para cães abandonados

Município terá que adotar medidas de melhorias em relação a zoonoses após pedido do MP