PolíticaGeral

Dallagnol deve ser notificado oficialmente nesta semana sobre cassação

Com a notificação, Deltan terá um prazo de cinco dias para apresentar a defesa

 Dallagnol deve ser notificado oficialmente nesta semana sobre cassação

(Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) deve ser notificado oficialmente nesta semana sobre a decisão do TSE que indeferiu o registro de candidatura dele por entender que o ex-procurador burlou a Lei da Ficha Limpa. A corregedoria da Câmara até tentou entregar o documento na semana passada, mas não encontrou o parlamentar no gabinete. Com a notificação em mãos, Deltan terá um prazo de cinco dias para apresentar a defesa.

A corregedoria, por sua vez, terá duas semanas para dar um parecer sobre o caso. No entanto, nessa etapa, não cabe ao Legislativo se manifestar sobre o mérito da decisão do Tribunal Superior Eleitoral. O trabalho da Câmara se resume a verificar se os direitos de Deltan foram respeitados durante o processo.

O ex-procurador participou de um ato neste domingo, em frente ao Ministério Público Federal em Curitiba, onde trabalhou até decidir assumir a carreira política. Dizendo ser “vítima do sistema” por “combater a corrupção”, Deltan afirmou que não vai desistir do mandato.

No sábado (20), também em Curitiba, durante a Marcha Para Jesus, houve uma carreata contra a perda de mandato do deputado cassado. Sergio Moro marcou presença e defendeu o ex-procurador da República, com quem atuou na Lava Jato.

Deltan Dallagnol afirmou que vai recorrer contra a decisão do TSE no STF, mas ainda não informou quando isso vai acontecer. Segundo ele, o grupo jurídico que o assessora está trabalhando na peça que será apresentada à Suprema Corte. O ex-procurador acredita que o Supremo pode derrubar a cassação do mandato dele, a depender da Turma que analisar o caso.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

lorena.pelanda

Deltan Dallagnol e Novo anunciam apoio a Eduardo Pimentel

Deltan Dallagnol e Novo anunciam apoio a Eduardo Pimentel

Há duas semanas, Deltan desistiu de concorrer às eleições municipais.

Zeca Dirceu quer prefeitura e minimiza ‘Mensalão’ e ‘Lava-Jato’

Zeca Dirceu quer prefeitura e minimiza ‘Mensalão’ e ‘Lava-Jato’

O pré-candidato diz esperar apoio do Partido dos Trabalhadores para uma candidatura própria na capital

Câmara debate retirada de vagas na Av. Silva Jardim

Câmara debate retirada de vagas na Av. Silva Jardim

Parlamentares encaminharam ofício à prefeitura, sugerindo que as vagas de estacionamento sejam mantidas