EsportesFutebol

Derrota na última rodada pode deixar Athletico fora da Libertadores

Rival do Furacão, Botafogo tem a segunda melhor campanha como visitante no Campeonato Brasileiro

 Derrota na última rodada pode deixar Athletico fora da Libertadores

Foto: Vitor Silva / BFR / Facebook

Se perder para o Botafogo, domingo (13), na Arena da Baixada, às quatro da tarde, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, o Athletico pode ficar sem vaga na Libertadores do ano que vem. O Furacão chega à última rodada na sexta colocação.

Os seis primeiros colocados garantem vaga na fase de grupos da Libertadores. O sétimo e o oitavo colocados vão precisar disputar a fase preliminar da Libertadores. Na sequência, a partir do nono colocado, seis equipes garantem vaga na Copa Sul-Americana.

Na noite desta quinta-feira (10), no encerramento da penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, o Botafogo venceu o Santos, por 3 a 0, e o Atlético Mineiro venceu o Cuiabá, pelo mesmo placar.

LEIA TAMBÉM

Se vencer o Botafogo, domingo (13), o Athletico chega aos 58 pontos e termina na sexta colocação, com vaga garantida na fase de grupos da Libertadores. Em caso de empate, o Furacão perde a vaga na fase de grupos com vitória do Atlético Mineiro contra o Corinthians, na Neo Química Arena. As equipes também se enfrentam às quatro da tarde, no domingo (13). O time paulista já está classificado para a Libertadores.

Se perder para o Botafogo, na última rodada, o Athletico é superado pelo time carioca, na classificação. Nesse caso, o Furacão ainda pode ser ultrapassado por Atlético e América Mineiro, além do Fortaleza, no domingo (13), e terminar fora do grupo dos oito primeiros colocados. Nesse cenário, o Furacão acabaria fora até da fase de grupos da Libertadores, e teria que disputar a Copa Sul-Americana.

O América Mineiro e o Fortaleza estão três pontos atrás do Rubro-Negro e os dois ainda têm chances de classificação para a Libertadores. O América recebe o Atlético Goianiense, em Belo Horizonte, e o Fortaleza enfrenta o Santos, na Vila Belmiro. As duas partidas também são às quatro da tarde, no domingo (13).

Das 37 rodadas do Campeonato Brasileiro, em 29 delas o Athletico terminou dentro do G6. Nas últimas oito rodadas, no entanto, o Furacão venceu apenas duas vezes pelo Campeonato Brasileiro e perdeu quatro partidas; foram mais dois empates.

Em 18 jogos como mandante, no Campeonato Brasileiro, o Athletico venceu dez vezes e perdeu duas partidas, além de outros seis empates. É a sétima melhor campanha como mandante. O Botafogo venceu nove vezes como visitante. É a melhor campanha fora de casa, no Campeonato Brasileiro, atrás apenas da campanha do Palmeiras, campeão nacional.

Avatar

Cleverson Bravo

Após vitória, Varini fala sobre afastamento de Nikão

Após vitória, Varini fala sobre afastamento de Nikão

Meia treina separado após decisão do treinador, que também valorizou resultado contra o Racing