ParanáGeral

Desembargador responsável por falas consideradas machistas entra em licença remunerada

Luis Cesar de Paula Espíndola ficará afastado por pedido dele até 31 de julho

 Desembargador responsável por falas consideradas machistas entra em licença remunerada

Foto: Reprodução

O desembargador que afirmou que “as mulheres estão loucas atrás de homens” entrou em licença remunerada no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). O afastamento solicitado por Luis Cesar de Paula Espíndola começa exatamente uma semana após a fala dele em uma sessão de julgamento do órgão. De acordo com o TJ-PR, a licença vai até o dia 31 de julho. Chamada de licença especial, ela é prevista no estatuto dos funcionários da Corte e não demanda a apresentação de um motivo para ser desfrutada.

À reportagem, o órgão não soube responder em que data ela foi solicitada por Espíndola. O desembargador é alvo de uma investigação do Conselho Nacional de Justiça e de um pedido de afastamento por parte da Ordem dos Advogados do Brasil do Paraná (OAB-PR). No último dia 3 de julho, durante o julgamento de um caso de uma menina de 12 anos que acusou o professor de assedio, ele disse que “as mulheres estão loucas atrás de homens” e “elas que estão assediando”. A fala foi feita após a manifestação de uma desembargadora, que ele chamou de “discurso feminista desatualizado”.

Após o caso, em nota divulgada no site do TJ-PR, Luis Cesar de Paula Espíndola alegou que “nunca houve a intenção de menosprezar o comportamento feminino nas declarações proferidas” e que sempre defendeu “a igualdade entre homens e mulheres”, tanto na vida pessoal quanto em nas decisões”. O desembargador ainda lamentou a situação e afirmou se solidarizar “com todas e todos que se sentiram ofendidos com a divulgação parcial do vídeo da sessão”.

Informação: Bárbara Hammes

Avatar

Olívia Marques

Metade dos adolescentes não tomou a 2ª dose contra dengue

Metade dos adolescentes não tomou a 2ª dose contra dengue

Vacinas foram destinadas a regiões com municípios de grande porte e com alta transmissão

Na 1ª semana da primavera, temperatura passa dos 40°C

Na 1ª semana da primavera, temperatura passa dos 40°C

Em Curitiba, a temperatura chegou a 31,9°C, nesta terça-feira (24)