Detran quer ampliar prazo para início do uso de simuladores em autoescolas do Paraná

5d7586f8-41a2-4c57-98ad-530a22e34c32
Reprodução / brasil.gov

O Departamento de Trânsito do Paraná quer estender o prazo para as 872 autoescolas do Estado começarem a usar o simulador de direção veicular. A resolução que institui a obrigatoriedade do equipamento é do Conselho Nacional de Trânsito e fixava um prazo de adaptação que acabou em 31 de dezembro.

O problema é que, diante da hesitação em relação à norma ao longo dos últimos dois anos, as empresas não se prepararam com antecedência por medo de eventuais prejuízos, segundo o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

A solicitação de mais tempo é tanto do Detran Paraná quanto do sindicato que representa os Centros de Formação de Condutores do Estado. Até agora, apenas três autoescolas têm o simulador – em Curitiba, Guarapuava e Pato Branco – mas aproximadamente 120 já entraram com pedidos de homologação dos aparelhos.

O pedido do Paraná já foi recebido pelo Departamento Nacional de Trânsito e está sob análise. Com a resolução em vigor, a ideia é trabalhar para que todas as autoescolas disponibilizem os simuladores ao mesmo tempo, evitando diferenças no ensino prático de uma unidade para outra.

Até que todos os centros disponham do serviço, as aulas nos locais que dispõem do aparelho continuam facultativas.

A resolução que obriga o uso do simulador foi publicada em julho de 2015 pelo Contran e prevê cinco horas/aula no equipamento – uma delas com conteúdo noturno – para quem quiser tirar a carteira de motorista para carros de passeio, na Categoria B. A fiscalização do uso do aparelho pelas autoescolas é de responsabilidade dos Detrans estaduais.

No simulador, os alunos reproduzem situações como ultrapassagem, mudança de faixa, direção com chuva e manobra em marcha à ré. De acordo com o Contran, numa segunda etapa será obrigatório o uso do simulador para quem dirigir veículos comerciais, caminhões, ônibus e motos.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Gaeco cumpriu mandados contra o ex-funcionário do Poder Judiciário que pode ter beneficiado um investigado

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Quase dois mil quilos da droga foram apreendidos pela PRF na BR-277

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Athletico tenta voltar a vencer após cinco rodadas pela competição