ParanáServiços

Dia Nacional de Vacinação alerta sobre a importância da imunização

Os índices de cobertura vacinal vêm caindo em todo Brasil

 Dia Nacional de Vacinação alerta sobre a importância da imunização

Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

O Dia Nacional de Vacinação, comemorado nesta segunda-feira, alerta sobre a importância da imunização no Paraná. Os índices de cobertura vacinal vêm caindo em todo Brasil.

Veja mais:

Aqui no Estado, por exemplo, a meta de vacinação da campanha poliomielite é de 95% em crianças menores de 5 anos, mas apenas 72% do público estimado recebeu o imunizante. A estimativa era vacinar mais de 620 mil crianças paranaenses.

O secretário de Saúde, Beto Preto, alerta sobre a importância de a população ir até as unidades de saúde para tomarem as vacinas do calendário de imunização.

Só neste ano foram promovidas diversas campanhas de vacinação e multivacinação, além de dias D para garantir a atualização da caderneta de vacinação.

A chefe da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização, Virginia Franco dos Santos, orienta que a imunização nos municípios aconteça com horário estendido e se possível também no final de semana.

O Programa Nacional de Imunização (PNI) do Sistema Único de Saúde (SUS) contempla crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.

Desde o nascer até os 15 meses e são ofertadas 13 vacinas. Adultos e idosos também devem atualizar a caderneta, pois muitas delas precisam de reforço nessa faixa etária. Às gestantes são disponibilizadas doses para prevenir doenças como hepatite, tétano, difteria o vírus da gripe H1N1 e Covid-19.

Reportagem: Leonardo Gomes/Lorena Pelanda, com informações da AEN/PR

Avatar

lorena.pelanda

Grupo cobrava propina para agilizar serviços públicos no Paraná

Grupo cobrava propina para agilizar serviços públicos no Paraná

Servidores públicos municipais cobravam Pix para 'furar a fila' em serviços de poda e remoção

Operação nacional contra pirataria cumpre mandados no PR

Operação nacional contra pirataria cumpre mandados no PR

Policiais cumpriram ordens judiciais em Curitiba, Campo Largo, Pinhais e Assis Chateaubriand