Em Curitiba, Temer diz que Aedes aegypti não é tragédia, mas preocupa

Vice-presidente considera o dia uma ação simbólica. (Foto: Angelo Sfair/BandNews FM Curitiba)
Vice-presidente considera o dia uma ação simbólica. (Foto: Angelo Sfair/BandNews FM Curitiba)

O vice-presidente da república Michel Temer (PMDB) considera a situação do Aedes aegypti preocupante, embora não acredite que se trata de uma tragédia. Ele esteve em Curitiba neste sábado para participar do Dia D do combate ao mosquito. Pela manhã ele se reuniu no Quartel do Pinheirinho com autoridades políticas e representantes das Forças Armadas. Na sequência, Temer acompanhou a comitiva no Terminal do Carmo, no bairro Boqueirão, onde foram feitas as primeiras ações contra o mosquito com a ajuda do Exército e da Aeronáutica. Para o vice-presidente, esse é um momento de mudança na cultura de preservação e saneamento.

Neste sábado, representantes da cúpula do governo federal estão divididos entre todos os estados da federação. Apesar disso, Michel Temer avalia o “Dia D” como um gesto simbólico. O vice-presidente da república pede o apoio da população e afirma que o maior cuidado para eliminar o Aedes aegypti deve acontecer dentro de cada casa.

Michel Temer afirma que a situação mais preocupante é a do Zika vírus. É investigada a relação dessa doença com o surto de microcefalia, principalmente na região Nordeste. Ele afirma que é preciso fazer o acompanhamento das grávidas infectadas e trabalhar junto com estados e municípios para oferecer o atendimento necessário.

O Dia D de Combate ao Aedes aegypti também marca o início de uma participação mais efetiva do Exército. 2.300 militares do Exército e Aernonáutica participam das ações em Curitiba. Outros 700 integrantes das Forças Armadas atuam em outras regiões do estado – interior e litoral. O general de divisão, José Dias Freitas, explica que esse trabalho é um apoio às secretarias municipais e estaduais de saúde.

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, esteve com a comitiva e atualizou os números das doenças relacionadas ao Aedes aegypti na capital. Já foram registrados 142 casos de dengue e 9 de zika – todos importados de outras cidades. Fruet considera a importância do “Dia D” como uma oportunidade para dar visibilidade ao tema. Ele diz que os trabalhos de fiscalização vão ser intensificados a partir de segunda-feira.

O secretário estadual de saúde, Michele Caputo, aproveitou o Dia D de Combate ao Aedes aegypti e a reunião com o vice-presidente Michel Temer para solicitar ao Governo Federal mais recursos. A verba seria destinada para a compra de pesticidas.

No Paraná já são 14 cidades com situação de epidemia. O número de casos confirmados subiu para 4.453, sendo que 586 são importados. No período de uma semana, o número de pessoas doentes aumentou 40% no estado. No período epidemiológico de 2014/15, foram registrados 8.522 casos de dengue – considerando todo o período entre agosto e abril.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Gaeco cumpriu mandados contra o ex-funcionário do Poder Judiciário que pode ter beneficiado um investigado

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Quase dois mil quilos da droga foram apreendidos pela PRF na BR-277

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Athletico tenta voltar a vencer após cinco rodadas pela competição