ParanáGeral

Em dez anos obesidade cresce mais de 10% no Paraná

Em 2021, durante a pandemia, o número chegou a 18%

 Em dez anos obesidade cresce mais de 10% no Paraná

foto: Ilustrativa/pixabay

Mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo são consideradas obesas. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS). E nesta terça-feira (11), dia Nacional de Prevenção à obesidade, médicos alertam sobre os riscos do sobrepeso e sobre a importância da prevenção, tendo em vista que os índices são considerados altos e tendem a crescer em todo o mundo.

Para se ter uma ideia, em uma década a população adulta do Paraná diagnosticada com algum grau de obesidade cresceu 11%. Os dados são do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), do Ministério da Saúde, que mostram que em 2012, o índice era de 24,48% e este ano, até setembro, chegou a 35,49%. E quando se leva em conta os números gerais, o aumento é de 22% no mesmo período.

Em 2012, o Sistema indicou que 38% da população do Paraná, entre crianças, adolescentes e adultos, foi constatada com obesidade. Números que a clínica geral dos hospitais Cajuru e Marcelino Champagnat, Larissa Hermann Nunes, considera preocupantes. Ela lembra que a obesidade é uma condição de risco, tendo em vista que pode levar a outros problemas graves de saúde

Ainda de acordo com a médica, é preciso que os pacientes tenham consciência da necessidade de cuidar da saúde e independentemente do peso, adotar hábitos saudáveis como a prática de atividades físicas e uma alimentação equilibrada.

Ela lembra ainda que esse não é um processo fácil, por isso deve ser feito com a ajuda de um profissional da área da saúde.

Em 2019 o levantamento do Sisvan apontou que o índice de adolescentes com obesidade era de 13%. Em 2021, durante a pandemia, o número chegou a 18%.

Reportagem por Vanessa Fontanella

Avatar

mariane.abreu

Homem morre eletrocutado durante furto de fios

Homem morre eletrocutado durante furto de fios

Comparsas deixam corpo em UPA e são presos momentos depois ao voltar ao local

Pista sentido Litoral da BR-277 é liberada, em Morretes

Pista sentido Litoral da BR-277 é liberada, em Morretes

Mais cedo, um acidente envolveu quatro veículos, no trecho de Serra

Exportação de açúcar registra aumento em março

Exportação de açúcar registra aumento em março

Movimentação do produto a granel alcançou mais de 419 mil toneladas