Política

Em noite chuvosa, curitibanos saem as ruas pedindo saída de Temer

Foto: Narley Resende - BandNews Curitiba
Foto: Narley Resende – BandNews Curitiba

Em uma noite chuvosa, cerca de dois mil foram às ruas de Curitiba hoje (quinta-feira, 18) em protesto contra o presidente Michel Temer, do PMDB, e para pedir eleições diretas. A mobilização foi convocada ontem (quarta), por movimentos de esquerda, assim que foi revelado conteúdo de gravação acrescentada à delação premiada do sócio da JBS, Joesley da Silva, em que o presidente aparece dando aval para a estratégia da empresa de pagar propina mensal ao ex-deputado Eduardo Cunha para evitar uma delação.

Os manifestantes se concentraram em dois atos distintos a partir das seis horas da tarde. O grupo convocado pela Central Única dos Trabalhadores e pela Frente Brasil Popular saiu da Praça Santos Andrade por volta das oito horas da noite e se encontrou com os manifestantes convocados pelo coletivo Curitiba Resiste, na Praça Dezenove de Dezembro. Com um caminhão de som de pequeno porte, o ato unificado saiu em passeata pela Avenida Cândido de Abreu.

No caminho, algumas ocorrências pontuais foram registradas. Pedras foram atiradas contra o prédio da Federação das Indústrias do Paraná, contra uma agência da Caixa Econômica e outra do banco Santander. Mesmo com policiais se postando entre os manifestantes e os prédios, grupos menores jogavam duas ou três pedras de longe. Apesar de alguns momentos de tensão, não houve confronto entre policiais e manifestantes.

A passeata seguiu até o Palácio Iguaçu, sede do governo estadual, no Centro Cívico, onde encerrou o protesto por volta das nove horas da noite. As manifestações de hoje (quinta) pediram a saída de Michel Temer e a mudança da Constituição Federal para que seja possível realizar imediatamente Eleições Diretas.

Para domingo, o grupo Primavera Cidadã, que se diz apartidário, vai realizar outro ato, marcado para começar às duas horas da tarde na Praça Ozório, na Boca Maldita. Nesse caso, o grupo pede apenas o impeachment de Temer e não cita a preferência pela forma adotada para a eventual sucessão do cargo na Presidência da República. O movimento Primavera Cidadã também questiona as reformas propostas pelo presidente, como a trabalhista e da previdência.

 Entre os movimentos anti-PT, que também se dizem apartidários, apenas o Vem Pra Rua organiza um protesto para ocorrer no sábado, em frente à sede da Justiça Federal, no bairro Ahú, em Curitiba, a partir das três horas da tarde. Esse grupo pede a saída e prisão de Michel Temer. O mote deste protesto é “Fora Todos”. O grupo também pede a prisão do senador Aécio Neves e do ex-presidente Lula. Nas páginas do grupo na internet, alguns membros defendem eleições indiretas, em consonância com partidos como o PSDB no Congresso Nacional, e outros pedem eleições diretas.

O Movimento Curitiba Contra a Corrupção havia marcado uma manifestação para domingo, mas que foi cancelada. Os organizadores afirmam que vão aguardar mais informações. O grupo se diz a favor da Constituição Federal e contra as eleições diretas.

O Movimento Brasil Livre optou por não se manifestar nas ruas por acreditar que compete à Justiça punir o presidente caso ele tenha cometido algum crime. O líder do MBL no Paraná, Eder Borges, afirmou que a queda do presidente agora traria um desgaste e instabilidade política e econômica ao país. Alguns membros devem participar do ato do Vem Pra Rua, em defesa da Operação Lava Jato.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba fará encontro para avaliar políticas de mudanças climáticas

Curitiba fará encontro para avaliar políticas de mudanças climáticas

O encontro será nesta quarta-feira (8) às 10h na Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Projeto pede flexibilização para Clubes de tiro

Projeto pede flexibilização para Clubes de tiro

O texto pede a dispensa de restrição de horário e de distanciamento mínimo entre clubes

Vereadores discutem revogação de leis urbanísticas de Curitiba

Vereadores discutem revogação de leis urbanísticas de Curitiba

Prefeitura pede extinção alegando que os instrumentos foram incluídos em novas regras

Ação promove inclusão eleitoral para pessoas em situação de rua

Ação promove inclusão eleitoral para pessoas em situação de rua

Projeto também facilitou a criação do título para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas