Curitiba

Em quatro anos, Curitiba recebeu 5601 venezuelanos pelo Projeto Acolhida

Região Sul do país é a que mais recebeu imigrantes venezuelanos desde 2018

 Em quatro anos, Curitiba recebeu 5601 venezuelanos pelo Projeto Acolhida

Foto: Romério Cunha/Casa Civil

Curitiba foi a cidade brasileira que mais acolheu imigrantes da Venezuela nos últimos quatro anos, desde 2018. Foram, ao todo, 5.601 venezuelanos que chegaram à cidade, recebidos por meio da Operação Acolhida. Os dados também colocam o Paraná como o segundo estado a receber o maior número de imigrantes do país, com 15.261 pessoas recebidas.

A família de Katy Hernández está entre elas. Com três filhos, a mãe e o marido, a especialista em negócios internacionais desembarcou em Curitiba em 2019 – três anos depois de escolher o Brasil como novo lar.

A vinda para cá foi planejada: a decisão foi tomada três anos antes e a família fez uma poupança para custear a viagem e os possíveis gastos com documentação. Com o auxílio da OIM – Organização Internacional para Migração, o grupo saiu de Santa Elena de Uairén e chegou ao Brasil por Pacaraima, em Roraima. De lá, seguiu até Boa Vista, para só depois desembarcar na capital paranaense.

VEJA TAMBÉM

Ainda que a família tenha deixado tudo para trás e tenha vivido os dramas que qualquer migração causa, Katy sabe que eles são privilegiados. Tiveram oportunidades que milhares de outras pessoas não têm. A irmã dela, por exemplo, precisou deixar o país de origem de outra forma e venceu mais desafios até conseguir se estabelecer no Brasil.

Muitas outras pessoas sofrem ainda mais. Chegam aqui sem condições financeiras e enfrentam as barreiras culturais, a diferença de idioma e o preconceito. A Cáritas, confederação de organizações humanitárias da Igreja Católica, recebe migrantes com a missão de acolher, proteger, promover e integrar quem busca uma nova vida no Brasil. A coordenadora geral da instituição em Curitiba, Ana Lídia de Oliveira, acredita que a atuação da Confederação seja um dos motivos para atrair os migrantes à cidade.

O trabalho é todo voluntário e mantido por doações. A diminuição no número de arrecadações de alimentos, por exemplo, tem sido um desafio para a instituição. A secretária regional da Cáritas no Paraná, Márcia Ponce, relata que o maior desafio ainda é encontrar moradia para os imigrantes.

Em todo o Brasil, 87.582 venezuelanos foram interiorizados em 896 municípios, desde abril de 2018 por meio do Programa Acolhida. A Região Sul é a que mais recebeu imigrantes venezuelanos com o acolhimento de 45.570 pessoas. Depois de Curitiba (PR), como a cidade que mais recebeu cidadãos da Venezuela desde o início da estratégia, aparecem Manaus (AM) com 5.331, São Paulo (SP) com 4.480 e Dourados (MS), com 3.513 venezuelanos acolhidos.

Foto: reprodução/arquivo pessoal

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

Cleverson Bravo

Projeto da LDO será votado em segundo turno na CMC

Projeto da LDO será votado em segundo turno na CMC

A capital terá um orçamento recorde no ano que vem, 10% superior ao atual

Operação com 174 mandados mira tráfico de drogas no Paraná

Operação com 174 mandados mira tráfico de drogas no Paraná

São 74 ordens judicias de prisão. Ação ocorre em nove cidades de três estados

Sindicato das Seguradoras lança livro contando a história do Paraná

Sindicato das Seguradoras lança livro contando a história do Paraná

Lançamento faz parte das comemorações dos 100 anos do Sindseg PR/MS