PolíticaEleições 2016

Émerson Petriv deve recorrer de decisão que cassou seu mandato

(Foto: Divulgação / Câmara Municipal de Londrina)

O vereador Émerson Petriv, do PR de Londrina, no Norte do Paraná, deve recorrer da decisão que cassou o mandato dele ontem (domingo). Em sessão extraordinária no domingo, vereadores de Londrina, decidiram cassar o mandato do vereador. Conhecido como Boca Aberta, Petriv foi o vereador mais votado do Paraná nas eleições de 2016, com mais de 11 mil votos. Uma vaquinha virtual para o pagamento de uma multa eleitoral motivou a abertura de processo de cassação na Comissão Processante da Câmara de Londrina, por quebra de decoro parlamentar.

A multa da Justiça Eleitoral, de oito mil reais, era referente a uma ação do então candidato em uma Unidade de Pronto Atendimento. Boca Aberta costuma entrar nas unidades, munido de uma câmera, para filmar e denunciar supostas irregularidades. Os vereadores consideraram que Petriv recebeu vantagens indevidas por meio da vaquinha online. O vereador cassado afirma que o processo contra ele na Câmara foi organizado por grupos políticos ligados ao prefeito Marcelo Belinatti.

Boca Aberta teve o mandato cassado por 14 votos a favor e cinco contrários. A sessão que julgou o impeachment do parlamentar teve a leitura de 167 páginas do processo. O presidente da Câmara de Londrina, vereador Mario Takahashi, do PV, afirma que uma mentira contada por Boca Aberta originou o processo. Para convocar a vaquinha, ele disse que foi multado por defender o povo. Para Takahashi, o vereador quebrou o decoro ao não informar os eleitores e simpatizantes o real motivo da multa eleitoral.

O presidente da Câmara informou que a sessão foi convocada para domingo porque era o último dia de prazo para julgamento do processo. O fato de ter caído no fim do feriado prolongado teria sido coincidência. Com o resultado da sessão de ontem (domingo), o vereador fica inelegível pelos próximos oito anos, mas poderá recorrer da decisão.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Lei que garante direito a acompanhante em exames é sancionada

Lei que garante direito a acompanhante em exames é sancionada

Até 9 de julho, hospitais, consultórios, entre outros, terão que se adaptar à norma

Pesquisa para Prefeitura de Curitiba é proibida pela Justiça Eleitoral

Pesquisa para Prefeitura de Curitiba é proibida pela Justiça Eleitoral

A decisão é da juíza eleitoral Cristine Lopes, da 1ª Zona eleitoral de Curitiba.

Silvio Barros lidera pesquisa para prefeitura de Maringá

Silvio Barros lidera pesquisa para prefeitura de Maringá

Político do PP alcança 48% das intenções de voto, segundo levantamento do Paraná Pesquisas

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Data de vencimento de todos os produtos alimentícios deve ter o mesmo destaque dos preços