CuritibaEconomia

Empréstimo internacional de U$93 milhões a Curitiba para o Ligeirão Leste-Oeste depende do aval do Senado Federal

 Empréstimo internacional de U$93 milhões a Curitiba para o Ligeirão Leste-Oeste depende do aval do Senado Federal

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Depende da autorização da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, a autorização para que Curitiba contrate um financiamento internacional de US$ 93,75 milhões. Um despacho do presidente Jair Bolsonaro publicado nesta segunda-feira (22), deu o aval à transação, com garantia da União Federal. A prefeitura quer usar o dinheiro emprestado para a implantação do Ligeirão Leste-Oeste, no corredor entre Pinhais e a estação CIC Norte.

O vice-prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel esteve em Brasília, nesta terça-feira (23), para pedir celeridade na aprovação do projeto. Ele disse ter saído do gabinete do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, com a promessa de que o texto será votado em breve.

O financiamento será tomado por Curitiba junto ao Banco de Desenvolvimento do BRICS – o bloco econômico supranacional formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A expectativa da prefeitura é que o contrato ratificando o acordo comercial possa ser formalizado ainda em dezembro. Para o vice-prefeito, a aprovação do empréstimo pelo Senado vai viabilizar a execução de mais um grande projeto na área do transporte público, com potencial de recolocar Curitiba como referência no assunto.

O Ligeirão Leste-Oeste prevê um aumento na velocidade média operacional dos ônibus que circulam diariamente pelas canaletas. A intenção é que após concluídas as obras, ônibus com motorização elétrica substituam os atuais veículos movidos à diesel. Segundo o vice-prefeito, a iniciativa integra compromissos internacionais assumidos pela cidade, para a redução da emissão de CO2 na atmosfera.

O trajeto de 30 km do corredor Leste-Oeste receberá obras de infraestrutura para permitir a ultrapassagem entre os ônibus, bem como, a instalação de ciclofaixas ao longo de todo o percurso.  O projeto prevê, ainda, a instalação de três novas estações tubo, a reforma do Terminal do Centenário e da Vila Oficinas e a reconstrução dos terminais Capão da Imbuia e Campina do Siqueira.

Reportagem: David Musso

Avatar

David Musso

Apresentador | Repórter | Jornalista | Twitter: @drmusso

Projeto prepara refeições para pessoas em situação de rua

Projeto prepara refeições para pessoas em situação de rua

Em 2023, Cozinha Solidária preparou 70 mil marmitas, que foram distribuídas na Mesa Solidária

Comida di Buteco encerra neste domingo (26)

Comida di Buteco encerra neste domingo (26)

40 bares de Curitiba e Região Metropolitana apresentam opções especiais de petiscos

Uma pessoa fica levemente ferida durante incêndio em hotel

Uma pessoa fica levemente ferida durante incêndio em hotel

As chamas destruíram parcialmente um quarto do hotel que fica no centro de Curitiba