EsportesParaná

Encontro reúne atletas, artistas e líderes da indústria gamer

É a 2ª edição do Encontro Paranaense de E-sports

 Encontro reúne atletas, artistas e líderes da indústria gamer

Foto: Eduardo Spek de Freitas (arquivo pessoal).

O universo dos e-sports tem se consolidado não apenas como uma forma de entretenimento, mas também como um esporte legítimo e um negócio altamente lucrativo, com impacto significativo no Brasil e no mundo. Até domingo (8), Curitiba será palco da 2ª edição do Encontro Paranaense de E-sports, um evento que reúne alguns dos principais nomes do cenário gamer global.

 O mercado de e-sports está em plena expansão. No Brasil, ele já é o 6º maior do mundo, com mais de 30 milhões de jogadores e entusiastas, movimentando uma receita estimada em mais de US$ 3 bilhões em 2024. Esse crescimento reflete o interesse cada vez maior do público pelos esportes eletrônicos, que atraem grandes investimentos e patrocinadores, além de oferecer uma vasta gama de oportunidades profissionais.

Veja mais: Tomate e batata puxam queda no preço da cesta básica

 No Paraná, a modalidade de e-sports tem se organizado principalmente com a criação da Federação Paranaense de E-sports, que tem desempenhado um papel crucial na estruturação e promoção do esporte eletrônico no estado. Este já é o segundo encontro da modalidade em Curitiba, evidenciando o crescimento e a consolidação do e-sports na região.

 Entre os destaques do evento estão as presenças confirmadas de Eduardo Spek de Freitas, mais conhecido como Eduardinho, atleta profissional de futebol virtual desde os 14 anos com vários títulos nacionais e internacionais; Matheus Kick, um pro player de Valorant renomado; Kuja, um jogador conhecido no cenário de jogos de luta; e Alan Speed, outro nome de peso nos e-sports. Além deles, o evento contará com a presença de Max Porto, campeão do Big Brother Brasil 9, que também é artista plástico, ilustrador, professor de desenho e gamer. Max trará sua experiência multifacetada ao evento, participando como palestrante e compartilhando sua visão sobre a interseção entre arte e games.     

O encontro oferecerá uma diversidade de atrações, incluindo palestras, workshops, feiras, concursos de cosplay, exposição de videogames raros e muitos jogos grátis. Será também palco de importantes torneios como o Paraná Gaming Tournament (PGT), que terá a fase final disputada na Arena Gamer, e o Treta Championship, o maior torneio de jogos de luta da América Latina.

 “A realização deste evento é fundamental para o fortalecimento da comunidade gamer e geek no Paraná e no Brasil, proporcionando um espaço de aprendizado, competição e celebração”, destaca Diego Pereira, presidente da Federação Paranaense de E-sports.

Os ingressos estão disponíveis no Sympla.

Com assessoria

Avatar

lorena.pelanda

Operário vira e derrota Coritiba nos últimos minutos

Operário vira e derrota Coritiba nos últimos minutos

Alviverde deixou a vitória escapar nos últimos minutos, com gol de Daniel

Coritiba enfrenta Operário em Ponta Grossa

Coritiba enfrenta Operário em Ponta Grossa

Times buscam a vitória para subir na tabela e garantir acesso à Série A

Athletico-PR x Fortaleza: primeiro tempo termina empatado

Athletico-PR x Fortaleza: primeiro tempo termina empatado

Jogo acontece em Curitiba e é válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro