ParanáGeral

Endividamento dos paranaenses cai 1,4 %

As famílias com renda de mais de dez salários mínimos por mês puxaram a queda

 Endividamento dos paranaenses cai 1,4 %

O endividamento das famílias paranaenses caiu 1,4% em fevereiro deste ano. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

Veja mais:

O levantamento do Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) aponta que em janeiro 96,4% da população do Estado possuía dívidas. Já no mês passado, o índice de devedores teve redução para 95%.

De acordo com a Fecomércio, as famílias com renda de mais de dez salários mínimos por mês puxaram a queda no endividamento no Paraná. Nessa faixa, as dívidas baixaram de 96,4% em janeiro para 93,5% em fevereiro.

Os dados mostram que o cartão de crédito liderou o endividamento, com indicador de 81% no mês passado. O financiamento imobiliário foi um dos setores que apresentou uma pequena redução, de 5,3% em janeiro para 5,2% em fevereiro. Já a dívida com financiamento de veículos apresentou aumento de 11,1% no período.

O estudo ressalta que endividamento é diferente da inadimplência. Ao estar endividado, a pessoa segue pagando as parcelas, como um financiamento, cartão de crédito e outras dívidas. Já os inadimplentes são aqueles que não conseguem realizar os pagamentos em dia. Essa situação também apresentou melhora em fevereiro deste ano.

Segundo a pesquisa, o número de inadimplentes no Paraná caiu de 22,2% para 21,9%. Já o índice daqueles que não têm condições de quitar os débitos caiu de 7,4% em janeiro para 7,2% em fevereiro.

Infomações: Leo Coelho

Avatar

Jessica de Holanda

Mais 30 policiais civis do PR são enviados ao RS

Mais 30 policiais civis do PR são enviados ao RS

O efetivo vai se juntar à equipe aérea da corporação, que embarcou na quinta-feira (9) para

Sábado com tempo estável em todo o Paraná

Sábado com tempo estável em todo o Paraná

Nos setores mais ao norte, as taxas de umidade continuam mais baixas no período da