Erros durante higienização podem causar contaminação, alerta especialista

 Erros durante higienização podem causar contaminação, alerta especialista

Foto: divulgaçãp/Unsplash

kelly-sikkema-iHYs3h94MNE-unsplash
Foto: divulgação/Unsplash

A pandemia da Covid-19 alterou uma série de comportamentos, aumentou os cuidados de higiene e criou hábitos distanciamento social. Em Curitiba, o uso de máscara é obrigatório desde abril. Em dezembro, um projeto de lei para quem não respeitar as medidas contra a covid-19 foi aprovado na Câmara Municipal e aguarda sanção do prefeito.

No entanto, ao tentar cumprir essas medidas, muitas pessoas cometem erros de higienização. O doutor em ciências biológicas, Mário Guedes, explica que a sensação de segurança gerada pelo uso de álcool em gel e máscaras deixa de lado os cuidados específicos de cada superfície.

Um exemplo de superfície que pode ser contaminada é o telefone celular. O indicado é não falar ao telefone de máscara, porque a parte externa da máscara concentra a contaminação.

O procedimento para utilizar o telefone é: higienizar as mãos, tirar a máscara, higienizar as mãos de novo e depois usar o telefone. Depois, higienizar as mãos novamente, colocar a máscara e higienizar as mãos e o celular. Ao chegar em casa, é indispensável cuidar com a higienização de superfícies e tirar os sapatos antes de entrar.

O especialista alerta que as patas dos animais de estimação também precisam ser higienizadas antes de entrar em casa, mas é importante consultar um veterinário sobre a forma mais adequada.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos