Está aberto edital para que migrantes, refugiados e pessoas com visto humanitário se inscrevam em cursos da UFPR

 Está aberto edital para que migrantes, refugiados e pessoas com visto humanitário se inscrevam em cursos da UFPR

Está aberto até 2 de outubro o prazo para que migrantes, refugiados e pessoas com visto humanitário apresentem pedido de ingresso em cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A inscrição no processo é gratuita. O edital com as normas para apresentação do pedido é válido para os interessados em entrar na universidade no primeiro semestre letivo de 2018.

São 21 vagas disponíveis em dez cursos: Agronomia, Ciências Biológicas, Educação Física (bacharelado e licenciatura), Engenharia Civil, Engenharia Química, Expressões Gráficas, Geografia, Medicina Veterinária, Odontologia e Tecnologia em Luteria.

A Universidade Federal do Paraná foi uma das pioneiras no Brasil na criação de políticas para migrantes.  Atualmente, 37 migrantes estudam na instituição, que mantém a Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Agência da ONU para Refugiados, a Acnur. Desses, 26 vieram do Haiti, seis da Síria, três da República Democrática do Congo, um de Guiné e um do Peru. Em agosto, a universidade entregou o diploma de arquiteta à primeira estudante refugiada acolhida pela instituição.

A síria Lusia Luxsa, de 26 anos, vivia em Aleppo, a segunda maior cidade da Síria e uma das mais arrasadas pela guerra civil. Ela estava no terceiro ano de Arquitetura quando a faculdade onde estudava foi destruída por bombas. No Brasil, Lusia foi reinserida no mesmo curso, na Universidade Federal do Paraná, em 2014. O responsável pelo programa, o professor de Direito José Antonio Perez Gediel, diz que a instituição procura trabalhar o acolhimento a migrantes em várias áreas, desde a orientação até a educação.

Além de toda a documentação necessária, o migrante interessado em uma vaga na Universidade Federal do Paraná precisa comprovar que estava cursando a mesma graduação no país de origem. A demanda é superior a 100 estudantes, ou seja, uma média de 4 estudantes por vaga na próxima seleção. Segundo o professor Gediel, a comunidade universitária discute também a necessidade de revalidar diplomas estrangeiros como forma de consolidar a inserção social dos migrantes e refugiados.

Os interessados devem entregar o requerimento na Sala 28 do Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade. Os candidatos às vagas precisam especificar qual o curso pretendido e apresentar a documentação exigida no edital. O atendimento é feito nas segundas, terças quartas e sextas-feiras, das 14h às 19h30.

A coordenação do curso pretendido vai fazer a análise de equivalência do histórico escolar baseada em documentos com tradução, nas disciplinas e carga horária cumpridas. O resultado deve ser divulgado até 25 de outubro. Mais informações no site da Universidade Federal do Paraná: ufpr.br. O link do edital está disponível na página da BandNews FM Curitiba.

Para conferir o edital, clique aqui.

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.