CuritibaGeral

Estudantes da UTFPR realizam novo protesto por ambulatório

Ação acontece após morte de calouro por falta de atendimento no campus Ecoville

 Estudantes da UTFPR realizam novo protesto por ambulatório

Foto: UTFPR

Os estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná realizam um novo protesto na tarde de hoje (28), após a morte de um calouro dentro do campus Ecoville. Bruno Henrik Silva tinha 26 anos e sofreu um mal súbito durante a semana acadêmica, no dia 12 de setembro. O ambulatório da instituição estava fechado e três alunas tiveram que se revezar na massagem cardíaca até a chegada do Samu, 25 minutos depois. Uma delas é Samanta Teixeira, que é técnica de enfermagem e estudante da instituição.

Bruno foi levado ao hospital e morreu seis dias depois. O serviço ambulatorial da UTFPR foi suspenso em março. Segundo a instituição, o atendimento era feito por uma técnica de enfermagem e a legislação impede que a profissional realize um atendimento, mesmo que emergencial, sem a presença de um enfermeiro ou um médico responsável.

A primeira manifestação foi na última terça-feira (26), no campus Ecoville. Hoje (28), o grupo sairá da instituição no centro, com destino à praça Rui Barbosa. A líder do movimento estudantil, Elen Santos, vê a falta de ambulatório como uma negligência.

Veja mais:

Para ela, a situação é reflexo dos cortes no orçamento da instituição pública.

Questionada pela reportagem, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná afirma que o campus tem um procedimento padrão para emergências médicas, que é o acionamento da Summus Emergências Médicas, do Samu ou do Siate. A instituição afirma que todos os procedimentos foram realizados no dia 12 de setembro.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Izabella Machado

Caminhão com 39 toneladas de milho tomba na BR-376

Caminhão com 39 toneladas de milho tomba na BR-376

A rodovia ficou cerca de 4 horas totalmente bloqueada

Festival do Pinhão começa na próxima quinta-feira (23)

Festival do Pinhão começa na próxima quinta-feira (23)

Participam do evento 14 estabelecimentos, com opções inusitadas do salgado à sobremesa