Estudantes prometem novos protestos contra reajuste da passagem de ônibus

 Estudantes prometem novos protestos contra reajuste da passagem de ônibus

Dezenas de estudantes participaram da primeira manifestação contra o reajuste da passagem de ônibus, no centro de Curitiba. O ato, convocado pelas redes sociais, aconteceu na noite desta quinta-feira (04), na Praça Santos Andrade. Os grupos prometem novos protestos caso o valor não tenha redução. Nesta semana, a tarifa de ônibus de Curitiba teve aumento de um real e atingiu o valor de R$ 5,50.

Uma das entidades responsável pelo protesto foi o Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Universidade Federal do Paraná. O estudante de Ciências Sociais, Pedro Giordano, relata que o ambiente foi de revolta.

Os manifestantes seguiram da praça para o Terminal de Ônibus Guadalupe. Outra entidade participante foi a União dos Estudantes Paranaenses Secundaristas (UPES). A representante do grupo, Tais Carvalho, destaca que a alta da passagem impacta o acesso à educação.

Com cartazes, os estudantes pediram o fim do aumento. Segundo a Urbanização de Curitiba, o reajuste de 22% acompanha a alta de insumos do transporte público.

Os estudantes de baixa renda, que estudam a mais de dez quadras ou mil metros da instituição de ensino têm direito ao passe escolar, na capital paranaense. O cartão vale para alunos dos ensinos fundamental, médio, técnico ou superior, residentes e estudantes em Curitiba. Com ele, duas tarifas diárias têm redução de 50% no valor.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem