ParanáGeral

Estudo avalia impacto da pandemia na saúde mental de idosos

Pesquisa realizada em Londrina aponta baixa incidência de depressão e ansiedade

 Estudo avalia impacto da pandemia na saúde mental de idosos

Foto: Reprodução Internet

Os idosos apresentaram baixos índices de depressão e ansiedade durante o isolamento social. É isso que aponta uma pesquisa da PUC-PR de Londrina sobre o impacto da pandemia na saúde mental de pessoas de 60 a 89 anos de idade. Os resultados, publicados em uma revista científica internacional, representam 50 voluntários que frequentam o ambulatório de geriatria da instituição e a Policlínica Municipal de Londrina, no norte do Estado.

A geriatra e pesquisadora, Lindsey Nakakogue, destaca que esta não era a hipótese inicial do estudo. No entanto, os resultados estão alinhados com pesquisas similares feitas nos Estados Unidos.

Os idosos responderam um questionário sobre medo de perder a vida em decorrência do coronavírus, nível de ansiedade ao ver notícias sobre a pandemia e grau de receio com a doença. De acordo com a pesquisadora, o grupo teve mais resiliência do que os jovens no isolamento social.

O estudo “Saúde mental de idosos durante o distanciamento social pela Covid-19” foi publicado na revista Research, Society and Development (Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, em tradução livre).

Reportagem: Larissa Biscaia.

Avatar

felipe.costa

UEL recruta pacientes com depressão para tratamento gratuito

UEL recruta pacientes com depressão para tratamento gratuito

Pesquisa vai avaliar eficácia de Inteligência Artificial na indicação de tratamento

Suspeitos de atirar em criança de 10 anos são presos

Suspeitos de atirar em criança de 10 anos são presos

Geovana dos Santos foi atingida na cabeça e está internada em estado grave