Etapa curitibana da Copa do Mundo dos Refugiados será no fim deste mês

Foto: divulgação/ ONG África do Coração

A etapa curitibana da Copa do Mundo dos Refugiados será realizada no dia 28 deste vem, no Centro de Educação Física e Desporto, da Universidade Federal do Paraná, no Jardim das Américas. Já as disputas de terceiro e quarto lugares e a grande final serão domingo, no dia 29, no Estádio do Pinhão, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.

A competição acontece desde 2014 no Brasil, com o objetivo de promover a integração social dos migrantes e refugiados que encontraram aqui a esperança de reconstruir a vida. Vão participar times formados por imigrantes e refugiados do Haiti, Venezuela, Argentina, Colômbia, Congo, Nigéria, Bolívia e Peru. A seleção campeã vai ganhar a taça e uma viagem ao Rio de Janeiro para disputar a final nacional, no Maracanã, em novembro.

Segundo o coordenador da política pública dos refugiados, migrantes e apátridas da secretaria a Justiça, Família e Trabalho, João Guilherme de Mello, a competição é uma forma de inserir ainda mais esses refugiados no país.

Em quase três anos, quase 9.600 estrangeiros foram atendidos no Centro de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas do Paraná. Só neste ano, foram feitos quase três mil atendimentos.

Reportagem: Lorena Pelanda