CuritibaDivirta-se

Eu sou sua praça

Como seria uma praça transformada em pessoas?

 Eu sou sua praça

Foto: Jeffh Ribeiro

A Praça Santos Andrade e toda a sua história relacionada aos curitibanos foram usadas para o experimento “Square/Praça”, produzido pela companhia holandesa Wunderbaum em conjunto com os atores brasileiros Pedro Uchoa e Monique Vaillé; e com o músico Jens Bouterry.

Veja mais:

O experimento visual é cheio de signos, representações culturais e debates sobre nossa sociedade. Até mesmo as simples histórias sobre a relação das pessoas com a praça caminham junto com a sonoridade do espetáculo, que traz fones de ouvido para mergulhar o espectador nos detalhes do que acontece no dia a dia dos personagens.

Pouco mais de 100 pessoas sentadas nas escadas da UFPR, ao colocarem os fones de ouvido, foram transportados para outro lugar. O enredo segue um guia que transporta um grupo de turistas pelo local. Diálogos espontâneos e muita dança são usados pelo elenco, que exibe sincronia a cada passo.

Ao longo do experimento, são levantados alguns cartazes com questionamentos, desde “o corpo padrão não é padrão” até “qual é o segredo para esquecer os insultos e lembrar dos elogios?”, tudo sempre com muito bom humor, levando o público à reflexão.

A ativista curitibana, Telma Mello, faz parte do elenco e comenta que a cultura é nossa base social. Já Ricardo, que é ator, mas estava apenas presenciando o espetáculo, se emocionou ao ver a praça “viva” e cheia de histórias. “Tudo acontece ao mesmo tempo e as intervenções das pessoas que não fazem parte do espetáculo são muito interessantes”.

Ao final, vemos todo o público interligado em uma só sinfonia vocal e instrumental, afirmando a plenos pulmões: “Eu sou sua praça!”. Com isso, vemos que quem faz a praça ter vida somos nós.

Por Jeffh Ribeiro, estudante de jornalismo da Universidade Positivo, em parceria com a BandNews FM Curitiba

Avatar

Frederico Machado

Unidade de Saúde Estrela é reaberta em Curitiba

Unidade de Saúde Estrela é reaberta em Curitiba

A US agora também tem à disposição uma clínica odontológica

Barbatuques comemora 25 anos de carreira no Guairinha

Barbatuques comemora 25 anos de carreira no Guairinha

Grupo reconhecido mundialmente pela percussão se apresenta nos dias 4 e 5 de maio