ParanáGeral

Família viaja de carro do Paraná ao Alasca

A jornada foi de 35 mil quilômetros entre Jaguariaíva e Prudhoe Bay

 Família viaja de carro do Paraná ao Alasca

Uma família paranaense percorreu 35 mil quilômetros de carro para realizar um sonho: fazer o trajeto entre Jaguariaíva, nos Campos Gerais, e Prudhoe Bay, no norte do Alasca, nos Estados Unidos. A jornada do casal Marcel do Couto Costa e Camila Nanni, junto aos filhos, Pedro, de nove anos, e Catarina, de seis anos de idade, começou no dia 29 de abril.

Já a chegada foi há poucos dias, na primeira semana de agosto. Para a viagem, o principal investimento foi em uma caminhonete equipada com geladeira, fogão por indução, caixa d’água, pia e artigos de camping. O sonho de cruzar as américas sempre acompanhou Marcel. Foi no casamento com Camila, em 2011, que a ideia passou a ser tratada como uma meta.

Desde então, o casal fez reservas financeiras para a viagem. Foi em agosto de 2022 quando o planejamento começou efetivamente. Algumas regras foram definidas, como não viajar após as seis horas da tarde, e priorizar a estadia em hotéis. Um ponto de preocupação foi manter os estudos das crianças em dia. Mesmo longe por quatro meses, os filhos não perderam o ano letivo. A solução foi recorrer ao ensino à distância durante a viagem. Ao todo, a família passou por quinze países. O planejamento minucioso só não conseguiu prever os perrengues de viagem.

O trajeto foi feito quase que inteiramente de carro. A exceção foi no Estreito Darién, que separa a Colômbia do Panamá, considerado o epicentro de uma das maiores crises humanitárias do mundo. A região de floresta não tem rodovias. A solução foi enviar a caminhonete por container e ir de avião de Cartagena, na Colômbia, à Cidade do Panamá.

Ao desembarcar na América Central, a família alugou um carro para ir ao município de Colón buscar o veículo. Camila relata que a paisagem e os costumes de cada parada geraram curiosidade para os filhos.

Se não fosse o frio, ela consideraria trocar a paisagem dos Campos Gerais pela América do Norte.

Após um passeio pelo Alasca, a família percorrerá o Canadá e os Estados Unidos de carro. A partir de Miami, na Flórida, eles voltam ao Brasil de avião. A previsão é que o retorno aconteça no final de agosto.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Izabella Machado

3.600 pessoas aguardam por transplantes de órgãos no Paraná

3.600 pessoas aguardam por transplantes de órgãos no Paraná

Dia Nacional da Doação de Órgãos é celebrado nesta sexta-feira (26)

Onça-parda resgatada em galinheiro é devolvida à natureza

Onça-parda resgatada em galinheiro é devolvida à natureza

O animal estava em boas condições de saúde e não apresentava ferimentos

Envolvidos em assalto a banco usaram clientes como escudo

Envolvidos em assalto a banco usaram clientes como escudo

Segundo moradores, ação criminosa durou aproximadamente cinco minutos

Agência bancária é invadida por assaltantes em Itaperuçu

Agência bancária é invadida por assaltantes em Itaperuçu

O Centro Operações de Policiais Militares foi acionada para atender a ocorrência