NacionalGeral

Farmácia Popular começa a distribuir absorventes gratuitos

São mais de 31 mil unidades cadastradas no país, segundo Ministério da Saúde

 Farmácia Popular começa a distribuir absorventes gratuitos

Foto: Macello Casal jr/ Agência Brasil

Mais de 31 mil farmácias cadastradas no Programa Farmácia Popular começaram a distribuir absorventes de forma gratuita no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. A iniciativa, segundo a pasta, tem como alvo grupos que vivem abaixo da linha da pobreza e estão matriculados em escolas públicas, em situação de rua ou em vulnerabilidade extrema.

A distribuição será gratuita para brasileiras ou estrangeiras vivendo no país com idade entre 10 e 49 anos e que estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, com renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa. No caso de estudantes das instituições públicas de ensino, a exigência de registro no CadÚnico também é feita, mas a renda familiar mensal por pessoa sobe para até meio salário mínimo, isto é, R$ 706.

Veja mais:

Não há limite de renda para pessoas em situação de rua. A medida também vai contemplar mulheres do sistema prisional. De acordo com o Ministério da Saúde, ao todo, 24 milhões de pessoas são atingidas. Para ter acesso ao benefício, é preciso apresentar um documento de identificação pessoal com CPF e a Autorização do Programa Dignidade Menstrual, no celular ou impresso. O documento é gerado pelo aplicativo ou pelo site do Meu SUS Digital. Em caso de dúvidas, é possível tirá-las em uma unidade básica de saúde ou nos centros de referência de assistência social.

Reportagem: Bárbara Hammes

Avatar

Izabella Machado