Ferroeste registra recorde de transporte de cargas no mês de fevereiro

 Ferroeste registra recorde de transporte de cargas no mês de fevereiro

Foto: Jorge Woll/DER/SEIL

Foto: Jorge Woll/DER/SEIL

Pouco mais de 105 mil toneladas de produtos circularam durante todo o mês de fevereiro na Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A, a Ferroeste. A marca representa um recorde absoluto da empresa em apenas um mês em trinta anos de história. Durante esse período, foram transportadas quase 69 mil toneladas de granéis, 19 mil contêineres e pouco mais de 17 mil produtos industrializados. O volume de cargas é 18% maior. O faturamento chega a três milhões de reais, 31% maior que fevereiro de 2018.

De acordo com o diretor-presidente da Ferroeste, André Luiz Gonçalves, mesmo com o escoamento da safra de grãos, o setor superou as expectativas.

O cimento e madeira também são escoados pelos trens da Ferroeste em direção ao Porto de Paranaguá. No sentido importação, a ferrovia transporta principalmente insumos agrícolas, adubos, fertilizantes e combustíveis. Um novo estudo será feito para que a Ferroeste ligue Dourados, no Mato Grosso, a Paranaguá.

Segundo André Luiz Gonçalves, somente o modal ferroviário será capaz de atender grandes volumes de produção por longas distâncias.

A nova linha de mil quilômetros teria capacidade para transportar 50 milhões de toneladas por ano. O custo total da obra é calculado em cerca de 10 bilhões de reais. O volume de cargas ferroviárias atualmente corresponde a somente 9 milhões de toneladas, ou seja, 20% da produção do Porto de Paranaguá.

Reportagem: Lorena Pelanda

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense

Ambev abre inscrições para estágio

Ambev abre inscrições para estágio

No Paraná, as vagas são exclusivamente para Curitiba