Ferry-boat: contratos e serviço serão reavaliados após o verão, diz governador

 Ferry-boat: contratos e serviço serão reavaliados após o verão, diz governador

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), afirma que a situação do ferry-boat de Guaratuba será reavaliada após o verão. O chefe do Executivo descartou qualquer possibilidade de romper o contrato com a atual concessionária no período de alta temporada. Ele reconheceu que a empresa BR Travessias não consegue cumprir o contrato firmado com o Governo do Estado, e diz que a empresa será multada por isso. Nesta última quarta, (02), o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná ajuizou uma ação contra a concessionária.

Após prestação de contas na Assembleia Legislativa, o governador afirmou que o Estado vai agir para minimizar os danos à população, mas que no momento não há alternativas, a não ser manter o serviço precário:

Ratinho Junior voltou a defender a construção de uma ponte como a única solução definitiva para a Travessia da Baía de Guaratuba. Segundo o governador, o ferry-boat é um problema que existe há décadas, além de ser um serviço limitado pelas questões geográficas e marítimas.

Não há prazos previstos para a eventual construção da Ponte de Guaratuba. Segundo o Governo do Estado, o projeto está “em ritmo acelerado” e com o cronograma em dia. Das cinco propostas contratadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem, três são aprofundadas por meio de estudos de impacto ambiental. Essa fase do projeto tem custo estimado em três milhões e meio de reais e tem previsão para ser concluída em setembro. É a última etapa antes da licitação dos projetos de engenharia.

Até lá, a travessia da Baía de Guaratuba segue sendo feita exclusivamente por balsas e ferry-boats. O movimento médio é de 70 mil a 100 mil veículos por mês, chegando a 200 mil durante a temporada de verão, entre dezembro e fevereiro.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem