CuritibaGeral

Fumaça é utilizada para combater ligações irregulares de água

Procedimento vem sendo aplicado na vistoria de redes da Bacia do Rio Belém, em Curitiba

 Fumaça é utilizada para combater ligações irregulares de água

Foto: Ike Stahlke/Sanepar

Ligações irregulares, infiltrações e rompimentos da rede de água e esgoto agora são combatidos com testes de fumaça em Curitiba. O procedimento vem sendo aplicado na vistoria de redes da Bacia do Rio Belém.

Veja mais:

O objetivo, segundo a Sanepar, é detectar infiltrações e rompimentos, além de descartes irregulares de água pluvial e outros resíduos. O Gerente da Sanepar na Regional Leste de Curitiba, Fabian Brotto Monteiro, fala como funciona nestes casos e como funciona o teste com corantes não tóxicos.

O técnico da área de Operação de Redes da Sanepar em Curitiba, Jonas da Silva, explica que a injeção de fumaça na rede é feita por um equipamento acoplado aos poços ou tubos de inspeção. Para identificar o ponto exato de fiscalização, a empresa utiliza outro sistema: o telediagnóstico, colocando uma câmera de vídeo dentro da rede para percorrer a tubulação.

Se a ligação do esgoto estiver correta, a fumaça não será visualizada. Mas se a fumaça sair em galerias pluviais, ralos, calhas, rios, pavimentos, isso é sinal de alguma irregularidade. A fumaça que sai na “boca-de-lobo” na rua, por exemplo, indica que há algum ponto de lançamento ou infiltração de água da chuva na rede de esgoto.

Foto: Ike Stahlke/Sanepar

Se houver irregularidade na ligação, o proprietário do imóvel é notificado e recebe um prazo de 60 dias para regularizar.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Jessica de Holanda

Cinemateca de Curitiba passa por restauração

Cinemateca de Curitiba passa por restauração

Os prédios históricos reúnem o acervo cinematográfico do Paraná

CIC recebe mutirão contra dengue nos próximos dias

CIC recebe mutirão contra dengue nos próximos dias

Agentes vão percorrer 140 quarteirões em busca de focos do mosquito