PolíticaGeral

Gilmar Mendes deve ser declarado “persona non grata” em Curitiba

Vereadores iniciaram a discussão hoje, mas por falta de tempo a votação ficou para terça-feira

 Gilmar Mendes deve ser declarado “persona non grata” em Curitiba

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Duas décadas após ser declarado Cidadão Honorário de Curitiba, o ministro do STF Gilmar Mendes deve se tornar “persona non grata” na capital paranaense. A Câmara Municipal iniciou nesta segunda-feira (15) as discussões sobre duas moções de repúdio ao jurista. A sessão plenária foi encerrada ao meio-dia e a votação deve ser retomada amanhã (terça, 16). A discussão entrou na pauta após entrevista de Gilmar ao programa Roda Vida, da TV Cultura, na qual o ministro afirmou que Curitiba “gerou Bolsonaro” e tem o “germe do fascismo”.

Uma das autoras da moção coletiva de desagravo, vereadora Indiara Barbosa (Novo), argumentou que ofensas como essa não podem ser ignoradas.

O vereador Angelo Vanhoni (PT) alegou em plenário que a fala de Gilmar Mendes não era direcionada à cidade como um todo, mas à força-tarefa Lava Jato com sede em Curitiba. Dessa forma, o parlamentar reconheceu que o ministro do STF não estava errado ao criticar a atuação ilegal de alguns juízes e procuradores.

Com a repercussão negativa, Gilmar Mendes corrigiu a expressão no dia seguinte à entrevista ao Roda Viva. Segundo ele, o ex-juiz Sergio Moro e o ex-procurador Deltan Dallagnol agiram em conluio com fins políticos. Atualmente, ambos atuam no Congresso. Moro e Dallagnol se manifestaram sobre as críticas e negaram as acusações.

Além de críticas na Câmara Municipal de Curitiba, a fala também foi comentada pelo prefeito Rafael Greca (PSD) e pelo governador Ratinho Junior (PSD), que classificou o posicionamento como “infeliz” e um “ataque gratuito aos curitibanos”.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

lorena.pelanda

Paraná registra 3.518 denúncias de irregularidades em propaganda eleitoral

Paraná registra 3.518 denúncias de irregularidades em propaganda eleitoral

A média é de 100 denúncias por dia no aplicativo Pardal da Justiça Eleitoral

Prefeitura de Colombo terá que adotar melhorias para cães abandonados

Prefeitura de Colombo terá que adotar melhorias para cães abandonados

Município terá que adotar medidas de melhorias em relação a zoonoses após pedido do MP