ParanáGeral

GNV: manutenção regular garante segurança e desconto no IPVA

Motoristas que aderirem ao combustível devem seguir regras estabelecidas pelo Inmetro

 GNV: manutenção regular garante segurança e desconto no IPVA

Foto: reprodução

Mesmo com a baixa no preço da gasolina e etanol, o Gás Natural Veicular (GNV) se mantém como opção vantajosa para quem percorre grandes distâncias diariamente. Isso porque, além do combustível apresentar um maior rendimento, garantindo uma economia de até 20% para quem o utiliza, é possível obter um desconto de 70% no valor do IPVA.

Veja também:

Os motoristas que possuem o kit GNV instalado e a documentação em dia pagam alíquota de 1% sobre o valor do veículo – o índice padrão para cálculo do imposto é 3,5%. E para garantir o desconto de 70% no IPVA no ano de 2023, os motoristas devem fazer a inspeção veicular e apresentar a documentação no Detran-PR até o final de dezembro.

O diretor técnico-comercial da Companhia Paranaense de Gás (Compagas), Fábio Morgado, ressalta que, além da vantagem econômica, garantir a manutenção do veículo em dia é fundamental para a segurança de todos.

Qualquer veículo pode ser convertido para o GNV e, assim, se tornar bicombustível, mantendo ou a gasolina ou o etanol, adicionando o GNV. O kit deve ser instalado em uma oficina credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Atualmente, no Paraná, existem 16 oficinas aptas a fazer a instalação. É necessário armazenar o GNV no cilindro próprio, com selo de certificação do Inmetro.

Após a conversão para GNV, e a cada 12 meses, o veículo precisa passar por inspeção em uma empresa especializada. A partir desse procedimento será possível emitir certidões, essenciais para obter o licenciamento anual e para apresentar no momento do abastecimento.

Nos postos, as recomendações de segurança durante o abastecimento incluem: estacionar o carro no local indicado; manter o porta-malas e o capô abertos; desligar o motor, rádio, faróis e acessórios elétricos; não utilizar o telefone celular ou outros aparelhos eletrônicos; não fumar no local; sair do veículo e manter-se a uma distância segura.

A relação completa com os endereços está disponível no site da Compagas.

Via AEN

Avatar

felipe.costa

Funcionária da UEPG é vítima de tentativa de estupro

Funcionária da UEPG é vítima de tentativa de estupro

Caso foi registrado dentro da universidade. Mulher foi ameaçada com canivete e estrangulada

Obras no pavimento alteram tráfego na BR-476 em Araucária

Obras no pavimento alteram tráfego na BR-476 em Araucária

A intervenção acontece entre os dias 7, 8 e 9 de maio

Moradores da Lapa conseguem na Justiça isenção de pedágio

Moradores da Lapa conseguem na Justiça isenção de pedágio

Foram 146 ações individuais já atendidas pela Justiça