PolíticaGeral

Governo do Paraná quer desestatizar a Ferroeste

O pedido foi enviado para a Assembleia Legislativa

 Governo do Paraná quer desestatizar a Ferroeste

Foto: Albari Rosa/Arquivo AEN

O governo do Paraná quer privatizar a Ferroeste. A empresa, criada em 1988, tem o governo estadual como maior acionista – detentor de 99,6% das ações. O restante pertence a 46 empresas nacionais, três estrangeiras e seis pessoas físicas. A Ferroeste administra um trecho de 248 quilômetros de estradas de ferro entre Guarapuava e Cascavel.

Nesta segunda-feira (05), o Poder Executivo mandou, à Assembleia Legislativa, um pedido – em formato de projeto de lei, para iniciar o processo de desestatização. O argumento apresentado para isso é o de redução de custos e expansão da produção agropecuária do estado, além da “redução da interferência política” e incremento de arrecadação. O deputado Gugu Bueno (PSD), líder temporário do governo na Assembleia, defende a proposta, mas garante que será um processo “amplamente debatido”.

Para a oposição, o pedido do governo estadual não é bem visto, como afirma Requião Filho (PT).

LEIA MAIS

Com a aprovação da lei, o Estado vai contratar um estudo para apontar a melhor modelagem do processo, que deve ser concretizado em um leilão na B3, em São Paulo. A intenção é que o negócio contemple um pacote de novos investimentos na ferrovia e no terminal da empresa em Cascavel, na região oeste. Essa análise também vai apontar o valor da empresa (valuation) e embasar apresentações a investidores, além de ajudar na construção do edital. Todo esse processo pode levar até 18 meses. Pelos trens da Ferroeste o escoamento anual é de cerca de 1,5 milhão de toneladas, principalmente grãos (soja, milho e trigo), farelos e contêineres, com destino ao Porto de Paranaguá, no litoral. Na importação, a ferrovia transporta principalmente insumos agrícolas, adubo, fertilizante, cimento e combustíveis.

Informação: Bárbara Hammes e Ricardo Pereira

Avatar

felipe.lunardi

Paraná registra 3.518 denúncias de irregularidades em propaganda eleitoral

Paraná registra 3.518 denúncias de irregularidades em propaganda eleitoral

A média é de 100 denúncias por dia no aplicativo Pardal da Justiça Eleitoral

Prefeitura de Colombo terá que adotar melhorias para cães abandonados

Prefeitura de Colombo terá que adotar melhorias para cães abandonados

Município terá que adotar medidas de melhorias em relação a zoonoses após pedido do MP