CuritibaGeral

Greve na Renault: nova assembleia é marcada para segunda

Trabalhadores decidiram manter a greve na reunião realizada nesta quinta-feira (19)

 Greve na Renault: nova assembleia é marcada para segunda

Foto: Divulgação / Renault

Metalúrgicos da Renault que operam a fábrica de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, realizam uma nova assembleia na próxima segunda-feira (23). Ontem (19), os trabalhadores decidiram manter a greve iniciada no dia 6 de maio. A paralisação afeta a principal linha de produção da montadora no Brasil, onde são produzidos modelos como Sandero, Logan e Kwid. Sem previsão de encerramento, e com uma nova reunião marcada para a semana que vem, a greve deve completar 18 dias.

Os funcionários da Renault questionam mudanças recentes nas regras de pagamento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados), contestam a redução do quadro de trabalhadores e fazem exigências salariais. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), uma proposta de conciliação foi apresentada pela entidade na quarta-feira (18). No entanto, a empresa não teria retornado a oferta até a realização da assembleia de ontem (19).

Na proposta mais recente, a entidade solicitou PLRs de aproximadamente 23 mil reais neste e no próximo ano, reajustes salariais de 13% neste ano e 10% no ano que vem, para recompor integralmente as perdas com a inflação, e um vale-mercado de 850 reais, com reajuste de 10% em setembro.

A Renault do Brasil, em nota, afirmou que segue disposta a negociar com os trabalhadores. A montadora também afirmou que a contraproposta apresentada ao sindicato no início da semana contempla todos os pedidos da entidade, exceto a garantia da PLR. Segundo a empresa, desvincular o prêmio às metas de produtividade viola a legislação federal.

Reportagem Angelo Sfair

Band News Curitiba - 96,3 FM

Dengue: Paraná registra 5.528 novos casos e seis mortes

Dengue: Paraná registra 5.528 novos casos e seis mortes

Estado soma 65 óbitos e 110.120 casos confirmados

Sol predomina à tarde e eleva temperaturas em Curitiba; confira

Sol predomina à tarde e eleva temperaturas em Curitiba; confira

Em Curitiba, a temperatura é de 22ºC e mínima de 13ºC, sem previsão de chuva

Curitiba investiga caso da varíola dos macacos

Curitiba investiga caso da varíola dos macacos

Homem de 31 anos tem histórico de viagem ao estado de SP