CuritibaGeral

Greve na Renault: nova assembleia é marcada para segunda

Trabalhadores decidiram manter a greve na reunião realizada nesta quinta-feira (19)

 Greve na Renault: nova assembleia é marcada para segunda

Foto: Divulgação / Renault

Metalúrgicos da Renault que operam a fábrica de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, realizam uma nova assembleia na próxima segunda-feira (23). Ontem (19), os trabalhadores decidiram manter a greve iniciada no dia 6 de maio. A paralisação afeta a principal linha de produção da montadora no Brasil, onde são produzidos modelos como Sandero, Logan e Kwid. Sem previsão de encerramento, e com uma nova reunião marcada para a semana que vem, a greve deve completar 18 dias.

Os funcionários da Renault questionam mudanças recentes nas regras de pagamento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados), contestam a redução do quadro de trabalhadores e fazem exigências salariais. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), uma proposta de conciliação foi apresentada pela entidade na quarta-feira (18). No entanto, a empresa não teria retornado a oferta até a realização da assembleia de ontem (19).

Na proposta mais recente, a entidade solicitou PLRs de aproximadamente 23 mil reais neste e no próximo ano, reajustes salariais de 13% neste ano e 10% no ano que vem, para recompor integralmente as perdas com a inflação, e um vale-mercado de 850 reais, com reajuste de 10% em setembro.

A Renault do Brasil, em nota, afirmou que segue disposta a negociar com os trabalhadores. A montadora também afirmou que a contraproposta apresentada ao sindicato no início da semana contempla todos os pedidos da entidade, exceto a garantia da PLR. Segundo a empresa, desvincular o prêmio às metas de produtividade viola a legislação federal.

Reportagem Angelo Sfair

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Montagem para o carnaval altera o trajeto de 10 linhas

Montagem para o carnaval altera o trajeto de 10 linhas

A Marechal Deodoro ficará bloqueada na sexta e no final de semana

Curitiba reabre 8 mil vagas gratuitas para prática de esportes

Curitiba reabre 8 mil vagas gratuitas para prática de esportes

As aulas começam no dia 13 de fevereiro em 82 modalidades diferentes

Começa 56ª Edição da Festa da Uva

Começa 56ª Edição da Festa da Uva

Entre as atrações musicais estão o Grupo Raça Negra e dupla Zé Neto e Cristiano

Colégios estaduais se preparam para volta às aulas

Colégios estaduais se preparam para volta às aulas

Instituições receberam 112 mil novas carteiras para o ano letivo