CuritibaGeral

Guardas podem ter mentido sobre abordagem que resultou em morte

Os agentes disseram que a vítima estava com uma faca no momento da abordagem

 Guardas podem ter mentido sobre abordagem que resultou em morte

Foto: redes sociais

A Polícia Civil apura a possibilidade de que os guardas municipais tenham mentido sobre a abordagem que levou à morte de Caio José Ferreira de Souza Lemes, de 17 anos, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), no último sábado (25).

Veja mais:

No dia do crime, os guardas municipais disseram que Caio estava armado com uma faca, que ele teria escondido dentro do boné. O objeto foi apreendido e encaminhado para análise.

As investigações apontam que isso pode ter sido usado pelos guardas como argumento para justificar a morte do adolescente. O delegado responsável pelo caso, Eric Guedes, ouviu nesta quinta-feira (30) o depoimento de uma testemunha que presenciou a abordagem.

De acordo com o delegado, a testemunha afirma que o Caio José não foi para cima dos guardas com uma faca e já estava rendido no chão quando foi atingido pelo disparo de arma de fogo. 

Ainda segundo a testemunha, o agente que atirou, teria disparado acidentalmente e levado as mãos à cabeça quando percebeu o que houve. A hipótese é considerada pela Polícia Civil.

A Prefeitura de Curitiba informou que a câmera do colete do guarda estava desligada. Isso também será objeto de questionamento no inquérito. Os guardas, que já foram ouvidos, serão intimados para novo depoimento.

Na segunda-feira (27), após a denúncia de amigos e familiares sobre o crime, a GM de Curitiba decidiu afastar os agentes envolvidos na abordagem. A corporação afirmou que abriu um procedimento administrativo para apurar a conduta dos profissionais.

Criminalmente, o guarda que atirou pode responder por homicídio culposo – se não houve a intenção de atirar. Já os demais, por fraude processual, caso fique provado que a faca foi colocada no local para simular que o adolescente estava armado.

Reportagem: Leo Coelho

Avatar

Frederico Machado

Cinemateca de Curitiba passa por restauração

Cinemateca de Curitiba passa por restauração

Os prédios históricos reúnem o acervo cinematográfico do Paraná

CIC recebe mutirão contra dengue nos próximos dias

CIC recebe mutirão contra dengue nos próximos dias

Agentes vão percorrer 140 quarteirões em busca de focos do mosquito