CuritibaDivirta-se

‘Hamlet’ a peça que desmistifica a síndrome de Down

A maneira em que a neurodiversidade é mostrada de uma maneira extremamente natural

 ‘Hamlet’ a peça que desmistifica a síndrome de Down

Crédito de fotos: Leal fotografias; Annelie Tozetto, Lina Sumizono e Teatro La Plaza/ Divulgação

A atuação dos oito atores peruanos comoveu a plateia na noite de abertura do 31º Festival de Curitiba na última terça-feira (28) com o espetáculo de Hamlet, apresentado pela companhia Teatro de La Plaza, no Guairão.

A nova versão da peça, dirigida pela renomada diretora Chela De Ferrari e estrelada por atores com síndrome de Down, é uma produção teatral de tirar o fôlego e que redefiniu as expectativas em relação à arte inclusiva.

Veja mais:

A história do Hamlet tradicional acaba sendo substituída, nesse caso, por uma versão onde mesmo a versão original se mostrando muito presente, não se precisa ter um contato direto com o texto antigo. Dessa vez, os próprios atores fazem um diálogo do roteiro com as próprias tramas emocionais e pessoais, trazendo um pouco de cada um para dentro do espetáculo. 

As câmeras e o próprio telão se mostram como uma extensão do espetáculo, cortando da peça para gravações que mostram os bastidores, e até mesmo parando a apresentação para realizar uma ‘chamada de skype’ com o ator Ian McKellen (o Gandalf, de Senhor dos Anéis), onde conversam sobre a atuação do mesmo em outra versão da peça.

De Ferrarri e toda a equipe trabalharam com muito cuidado e dedicação para garantir que cada artista tivesse a oportunidade de brilhar em seus papéis, de modo a oferecer um ambiente criativo e de apoio que permitisse aos atores mostrarem seu talento e habilidade. Os artistas podiam tomar seu tempo para lembrar suas falas, e ocuparam o espaço como quiseram. Desta forma, se sentiam confortáveis e todos ali respeitavam isso. 

A maneira em que a neurodiversidade é mostrada de uma maneira extremamente natural, com a presença de emoções como o amor, tristeza e raiva, mostra justamente a intenção da peça: a busca por um lugar reconhecido na sociedade, onde não são tocados sem permissão e muito menos vistos como crianças eternas. 

No geral, a versão de Hamlet da companhia Teatro de La Plaza, sob a direção de Chela De Ferrari, é uma produção poderosa que desafia as normas convencionais da arte teatral e oferece uma experiência inclusiva e inspiradora que destaca a beleza e a diversidade da expressão artística.

Informação: Jessica Herlain, estudante de jornalismo da Universidade Positivo, em parceria com a BandNews FM Curitiba

Avatar

Giovanna Retcheski

Curitiba debate ações de prevenção para mudanças climáticas

Curitiba debate ações de prevenção para mudanças climáticas

No fórum foram debatidos sobre o PanClima e sobre projetos da cidade

Organização ligada ao tráfico de drogas é alvo da polícia

Organização ligada ao tráfico de drogas é alvo da polícia

PCPR identificou detentos que orquestravam a venda de drogas de dentro dos presídios