CuritibaDivirta-se

Ícone da luta contra AIDS, travesti ganha palco principal

Peça “Brenda Lee e o Palácio das Princesas” contou com duas apresentações principais

 Ícone da luta contra AIDS, travesti ganha palco principal

Imagem: Caroline Silva

Retratada em duas sessões principais, em 02/03 e 03/03 e uma sessão extra 03/03 que contou com entrada free para pessoas trans, o ‘anjo da guarda das travestis’, teve sua história de vida e morte contada no palco do teatro José Maria Santos, com o musical, “Brenda Lee e o Palácio das Princesas”.

Veja mais:

A travesti pernambucana Caetana (Brenda Lee), chegou em São Paulo após um período na Europa, comprou um sobrado no bairro do Bexiga e ali acolheu mulheres trans que eram exploradas por cafetinas e tinham a rua como sua forma de ganha-pão.

“Ninguém mexe com as filhas de Caetana”

No auge dos anos 80 uma doença assola toda comunidade gay e trans, e Brenda se torna mais uma vez uma pioneira: quando mulheres trans são infectadas pelo vírus HIV ela abre as portas do Palácio das Princesas para cuidar dessas pessoas que eram desprezadas pelos hospitais. O local passa a ser chamado de “Casa de Apoio Brenda Lee”.

Brenda também precisava receber amor e foi em busca dele. Se envolveu com o motorista que prestava apoio para a casa. Todavia, o homem rouba um dos seus cheques e o falsifica. Brenda descobre, denuncia o larápio e termina o breve romance. Mas ele, não contente, insiste no relacionamento, convence ela sair com ele e a assassina com dois tiros.

Com direção de Zé Henrique de Paula, o musical interpretado por um quadro de atrizes travestigêneres, Veronica Valentinno (Caetana/ Brenda Lee), Marina Mathey (Cinthia Minelli), Ambrosia (Isabelle Labete), Tyller Antunes (Ariella del Mare), Olivia Lopes (Raíssa), June Weymar (Blanche de Niège) e Fábio Redkowicz, um ator cisgênero, o musical tem duração de 110min.

Veronica Valentino ganhou o prêmio Shell de melhor atriz 2023, atuando como Brenda Lee e o musical venceu o prêmio Bibi Ferreira em 2022. Em primeira temporada fora de São Paulo, o espetáculo teve suas sessões com ingressos esgotados.

Informação: Caroline Silva, estudante de jornalismo da Universidade Positivo, em parceria com a BandNews FM Curitiba

Avatar

Giovanna Retcheski

Caminhão com 39 toneladas de milho tomba na BR-376

Caminhão com 39 toneladas de milho tomba na BR-376

A rodovia ficou cerca de 4 horas totalmente bloqueada

Festival do Pinhão começa na próxima quinta-feira (23)

Festival do Pinhão começa na próxima quinta-feira (23)

Participam do evento 14 estabelecimentos, com opções inusitadas do salgado à sobremesa