ParanáGeral

Ideb: Paraná tem a melhor nota do país no ensino médio

O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação do país

 Ideb: Paraná tem a melhor nota do país no ensino médio

Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

O Paraná é considerado o melhor estado do país em educação no ensino médio em 2021. O resultado foi divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e se refere ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. Com isso, o Paraná passou da terceira colocação nos últimos dois anos, para a primeira em 2021. No Ideb 2019, divulgado em 2020, o estado obteve média 4,4. Este ano, com crescimento de 0,2 pontos ficou com média 4,6 e ultrapassou Goiás e Espírito Santo.

A média nacional das redes estaduais ficou em 3,9. O secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, comemorou o resultado, que ele atribui à humanização da educação no estado, com apoio dos educadores e mudanças de atitudes e métodos.

O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação do país. Na avaliação é considerado o índice de rendimento escolar e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os estudantes dos últimos anos dos ensinos fundamental e médio são submetidos a provas de língua portuguesa, matemática, ciências humanas e ciências da natureza. No Paraná 200 mil fizeram a prova, o que equivale a 78% do esperado. Feder também falou sobre outro importante resultado: o estado apresentou a menor taxa de evasão escolar do país.

Mas apesar da liderança no Ideb, as metas do governo federal em todo o país não foram atingidas, tanto as do ensino médio quanto as do ensino fundamental ficaram com índices abaixo do esperado. Resultado que o secretário acredita ter ligação especialmente com o período de pandemia. Mesmo assim, ele considera o índice atingido pelo estado uma vitória.

No ensino fundamental o Paraná ficou na 4ª colocação com índice 5,2, apenas 0,1 atrás dos estados do Ceará, São Paulo e Goiás. A nota representou um avanço de 0,1 ponto em relação ao último Ideb. 

Reportagem por Vanessa Fontanella

Avatar

mariane.abreu

Suspeitos de atirar em criança de 10 anos são presos

Suspeitos de atirar em criança de 10 anos são presos

Geovana dos Santos foi atingida na cabeça e está internada em estado grave