ParanáGeral

Imunização contra Mpox deve começar na próxima semana

O Paraná recebeu 981 doses do Ministério da Saúde

 Imunização contra Mpox deve começar na próxima semana

(Foto:Ari Dias/AEN)

Começa a ser distribuído na próxima semana o primeiro lote de vacinas contra a Mpox, a Varíola dos Macacos. A expectativa é iniciar a imunização nos próximos dias. As Regionais de Saúde no Paraná devem receber a vacina na terça-feira (21).

O estado recebeu 981 doses do Ministério da Saúde, que serão destinadas ao público-alvo elencado pelo governo federal, que consiste em pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA): homens cisgêneros (que se identificam como homens), travestis e mulheres transexuais que tenham idade igual ou superior a 18 anos.

Os imunizantes também estarão disponíveis para profissionais que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3), de 18 a 49 anos de idade.

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a vacinação também incluirá pessoas que tiveram contato direto com fluídos e secreções corporais de pessoas com suspeita da doença, prováveis ou confirmadas para Mpox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco.

Segundo o secretário da Saúde, César Neves, os imunizantes serão entregues principalmente as cidades mais afetadas pela doença.

Os dados mais recentes divulgados pela Saúde apontam que o Estado soma 301 casos positivos da doença, sendo 286 confirmações no público masculino e 15 resultados positivos em mulheres.

A doença

A Mpox é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo.

Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, calafrios e fadiga.

Por Leonardo Gomes

Avatar

leonardo.gomes

Paraná envia alimentos e kits dormitório para vítimas das cheias

Paraná envia alimentos e kits dormitório para vítimas das cheias

Desde quarta-feira (01), 32 bombeiros militares também atuam no Rio Grande do Sul

Secretarias e órgãos estaduais têm mudanças na gestão

Secretarias e órgãos estaduais têm mudanças na gestão

Trocas foram anunciadas pelo governador Ratinho Junior