ParanáGeral

Intoxicação infantil por medicamentos cai 14,5% no Paraná

Este tipo de acidente é responsável por 44% das intoxicações até os 12 anos

 Intoxicação infantil por medicamentos cai 14,5% no Paraná

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

A Secretaria de Estado da Saúde apontou uma queda de 14,5% no número de intoxicações infantis por medicamentos entre 2019 e 2021. Este tipo de acidente é o que mais causa intoxicações na faixa etária de 0 a 12 anos, sendo responsável por 44% dos casos. Segundo a Saúde, a maior parte dos acidentes acontece em casa, por isso é importante que os responsáveis mantenham medicamentos em locais em que as crianças não tenham acesso. 

Em 2019, foram registradas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net) 1.049 ocorrências. Em 2020 o número de casos diminuiu, foram 891 intoxicações. O patamar se manteve em 2021 com 897 casos.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, alerta que a maioria dos casos ocorre em casa. Segundo ele, “as crianças são curiosas por natureza e por isso o cuidado deve ser redobrado quando falamos em medicamentos. A intoxicação pode resultar em danos graves à criança, podendo até levar a óbito”. 

A faixa etária mais atingida é a dos menores de quatro anos. A bióloga da Divisão de Vigilância de Zoonoses e Intoxicações da Sesa, Juliana Cequinel, explica porque isso acontece: “É a fase da experimentação oral. Ou seja, é quando os pequenos querem levar tudo à boca. A orientação é que sejam armazenados em lugares mais altos e, de preferência, em armários trancados”, indicou.

Sintomas

Os sintomas podem não ser imediatos. Os mais comuns são a sensação de queimação na boca, na garganta ou estômago, mudança na cor dos lábios, confusão mental, respiração difícil, diarreia e vômito. O responsável deve levar a criança ao serviço de saúde mais próximo assim que perceber que algo está errado. 

Orientações podem ser obtidas pelo telefone do Centro de Controle de Envenenamentos: 0800-410148, que funciona 24 horas.

Amanda Yargas com informações da AEN

Avatar

amanda.yargas

Dez municípios paranaenses são destaque na pecuária e aquicultura

Dez municípios paranaenses são destaque na pecuária e aquicultura

Toledo é a maior produtora brasileira de suínos, com 899 mil cabeças abatidas em 2023

Operação contra tráfico interestadual de drogas cumpre 36 ordens judiciais

Operação contra tráfico interestadual de drogas cumpre 36 ordens judiciais

No Paraná, seis pessoas foram presas preventivamente e outras cinco em flagrante

Mais de 70 cidades estão sob perigo potencial de tempestade

Mais de 70 cidades estão sob perigo potencial de tempestade

Os ventos podem chegar até 60 km/h e há risco de queda de granizo