Juiz Luiz Antonio Bonat assume processos da Lava Jato nesta quarta-feira

 Juiz Luiz Antonio Bonat assume processos da Lava Jato nesta quarta-feira

Foto: Nathan D’Ornelas/TRF-4

Foto: Nathan D’Ornelas/TRF-4

O juiz Luiz Antonio Bonat assume amanhã (quarta, 06) a 13ª Vara de Curitiba. O magistrado de 64 anos será o responsável pelos processos da Operação Lava Jato que tramitam em primeira instância na capital paranaense. Ele substitui Sérgio Moro, que pediu exoneração para assumir um cargo no governo de Jair Bolsonaro, do PSL. O ex-juiz Moro foi empossado ministro da Justiça e Segurança Pública no dia 2 de janeiro.

A substituição foi confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre. A transferência de Bonat, que passa da 21ª para a 13ª Vara Federal de Curitiba, foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Administrativo do tribunal. Ele é o juiz titular nesta região que está há mais tempo na magistratura. Bonat atua desde 1994 e, por esse motivo, ficou em primeiro na lista de candidatos ao cargo.

De acordo com o tribunal, o juiz antecipou que vai observar o que determina a legislação e manifestar-se apenas nos processos. Bonat diz ainda que vai respeitar o princípio da publicidade dos atos processuais, exceto nas questões que demandem sigilo.

Luiz Antonio Bonat está com 64 anos, nasceu em Curitiba e ingressou na Justiça Federal como servidor no final da década de 70. A partir de 94 assumiu a vaga de juiz federal na 1ª Vara Federal de Foz do Iguaçu depois de passar em concurso público. Ele também foi juiz na 3ª Vara Federal de Curitiba e na 1ª Vara Federal de Criciúma, em Santa Catarina. Atuou ainda no Tribunal Regional Federal da 4ª Região como auxiliar e substituto de desembargadores.

Na 21ª Vara Federal de Curitiba, foi responsável nos últimos anos por processos na área de Previdência Social. Bonat é especialista em Direito Público, pela Universidade Federal do Paraná, e já foi professor na instituição. É também coautor de livros sobre crimes no comércio exterior.

Reportagem Angelo Sfair, Lenise Klenk e Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense

Ambev abre inscrições para estágio

Ambev abre inscrições para estágio

No Paraná, as vagas são exclusivamente para Curitiba