ParanáGeral

Justiça cobra relatório de impacto ambiental da Ponte de Guaratuba

DER/PR diz que projeto da obra tem licença ambiental do Instituto Água e Terra

 Justiça cobra relatório de impacto ambiental da Ponte de Guaratuba

Foto: Albari Rosa / Aen

A licença prévia para a construção da Ponte de Guaratuba, no litoral do Paraná, foi suspensa. A decisão foi tomada após pedido do Ministério Público Federal e atendida pela Justiça.

A licença só será aceita após a apresentação de Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). O documento precisa ser aprovado pelo ICMBio (o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), para permitir a continuidade do projeto.

O Governo do Paraná pode recorrer da decisão. Os trabalhos iniciais para a estrutura começaram em junho (2023), com perfurações subaquáticas na baía de Guaratuba.

Veja mais:

As chamadas ações de sondagens compõem cerca de 25% do projeto, de acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). Em maio, o andamento do edital de licitação sofreu dificuldades, por causa do excesso de exigências para a contratação da empresa responsável pelo projeto.

Foto: DER/ Guaratuba

O Consórcio Nova Ponte possui 32 meses para a conclusão da obra. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, que fiscaliza a execução, não pretende extrapolar o prazo pré-estabelecido.

A Ponte de Guaratuba liga o município com Matinhos e tem um custo previsto de aproximadamente 387 milhões de reais. O projeto, com um quilômetro e duzentos metros de extensão, tem previsão de entrega para outubro de 2025.

Confira a nota oficial do DER/PR sobre a decisão:

O DER/PR informa que irá tomar todas as medidas cabíveis para garantir a continuidade da Ponte de Guaratuba e seus acessos, sem prejuízos para a população paranaense, que aguarda pela obra há aproximadamente cinco décadas.

Esclarece que a Ponte de Guaratuba conta com licença ambiental prévia emitida pelo Instituto Água e Terra (IAT), seguindo a legislação vigente e atendendo rigorosamente a todos os critérios do órgão.

Atualmente estão sendo elaborados programas, realizados estudos e levantamentos para atender as condicionantes necessárias para obter a licença ambiental de instalação das obras, e nesta mesma etapa estão sendo contempladas as demandas do ICMBio quanto ao Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange. O consórcio contratado também está trabalhando para a obtenção da licença ambiental para instalação dos canteiros, que deve ser emitida nos próximos dias. Desde a sua concepção original, a Ponte de Guaratuba visa o menor impacto possível à fauna e flora local, além de prever iniciativas para compensar qualquer influência que venha a ter no meio-ambiente.

Reafirma que o atendimento à toda a legislação ambiental prevista para uma empreitada desta natureza, aliando o crescimento socioeconômico do Litoral com desenvolvimento sustentável, é uma das mais importantes diretrizes desta gestão.

Informações: Fred Fiandanese, com supervisão de Cleverson Bravo

Avatar

Frederico Machado

Profissionais da Saúde passam por capacitação para protocolos de atendimento

Profissionais da Saúde passam por capacitação para protocolos de atendimento

Evento realizado nesta terça-feira, em Ponta Grossa reuniu médicos, enfermeiros, gestores e profissionais assistenciais

Defesa afirma que Pelegrin foi espancado em Casa de Custódia

Defesa afirma que Pelegrin foi espancado em Casa de Custódia

Empresário estava preso após cortar a corda de proteção de um trabalhador pendurado em um

Pequenos negócios podem lucrar neste Dia das Mães

Pequenos negócios podem lucrar neste Dia das Mães

Neste ano, mais de 80% dos paranaenses pretendem presentear as mães

Motorista de caminhão se joga com veículo em movimento

Motorista de caminhão se joga com veículo em movimento

Ele estava na pista sentido São Paulo da BR-116, Contorno Leste, em São José dos