CuritibaGeral

Justiça determina realocação de famílias que vivem em APP

O trânsito em julgado foi em maio deste ano

 Justiça determina realocação de famílias que vivem em APP

Foto:Rafael Silva/COHAB

As famílias que vivem em Áreas de Preservação Permanente (APP), na Vila Xisto, na Cidade Industrial de Curitiba, vão ser realocadas. A Promotoria de Justiça e Proteção ao Meio Ambiente deu início ao cumprimento da sentença judicial que prevê a retirada das pessoas que moram nesta localidade.

A decisão foi expedida pelo Judiciário no âmbito de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Paraná, após a condenação dos réus – o Município de Curitiba e a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab). O trânsito em julgado foi em maio deste ano.

Veja mais:

O promotor de justiça, Sérgio Luiz Cordoni, destaca que o município deve garantir a total desocupação dos imóveis e as famílias afetadas devem ser transferidas para moradias dignas e regulares. O município também vai ficar responsável pela recuperação da área devastada, com replantio de vegetação e limpeza de rios.

O município vai ter ainda que pagar uma indenização de R$ 1 milhão por danos morais ambientais. O dinheiro deverá ser depositado no Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema). APP é uma área protegida, com a função de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade e a proteção do solo.

Reportagem: Vanessa Fontanella

Avatar

Jessica de Holanda

Caminhão com 39 toneladas de milho tomba na BR-376

Caminhão com 39 toneladas de milho tomba na BR-376

A rodovia ficou cerca de 4 horas totalmente bloqueada

Festival do Pinhão começa na próxima quinta-feira (23)

Festival do Pinhão começa na próxima quinta-feira (23)

Participam do evento 14 estabelecimentos, com opções inusitadas do salgado à sobremesa