CuritibaDivirta-se

‘La Direción’ traz filmes e público em direção ao improviso

O que poderia acontecer com um diretor montando cenas escolhidas pela plateia?

 ‘La Direción’ traz filmes e público em direção ao improviso

Foto: Jeffh Ribeiro

Tudo começa com a dupla de sonoplastas “John” e “Williams” tocando o tema do tubarão e em seguida de Star Wars. Não. Espera. Não foi bem assim, vamos começar de novo. Andrei Mosqueto que é diretor do “La direción” do segundo dia da MoiM (Mostra de Impro do Festival de Curitiba 2023) conta que a peça é um formato que brinca com clichês cinematográficos, com a ajuda da criatividade da plateia, criando ‘pequenos filmes’ improvisados durante a noite.

Veja mais:

Mosqueto, agora sim, ao entrar no palco apresenta o elenco formado por Thays Teixeira, Laurihetty Junior, Julia Herculano, Gustavo Miranda, Henrique Sereno, Ester Graf, Andrei Moscheto, Adriano Magalhães, Anne Celli, Aline Ewald e Massa Nakatani, improvisador e palhaço que abriu a primeira cena do tema escolhido pelo público. A sugestão? Um filme de terror. O ator compartilha que adora improviso, “o ‘não saber o que vai acontecer’ torna isso muito mais excitante e traz uma adrenalina muito boa”.

Foto: Jeffh Ribeiro

Em contraste, vamos a um dramalhão “cine arte espanhol” que Andrei Mosqueto ironicamente joga para o público, solicitando que escolha subtemas que arrancaram gargalhadas dos espectadores. As escolhas foram de máscaras à traição e dramas novelescos.

E por falar em elenco e plateia, para Leticia, que é Administradora e assistiu a peça, o resultado é inspiração. “Deu vontade de atuar na área e a interação entre plateia e o formato livre deu muito certo e deixou muito divertido o espetáculo”, compartilha.

Sobre a dupla de sonoplastas da noite, comentada no início do texto, que, ironicamente, são chamados de “John e Williams”, em referência clara ao grande compositor de trilhas sonoras de filmes John Williams, trouxeram sonoridades e elementos importantes para a trama. Andres Girando, músico e improvisador compartilha como é fazer parte da peça: “O músico é mais um improvisador no palco e o intuito da música é costurar a história e trabalhar com camadas da sonoplastia, com efeitos pontuais e dar ideias ao longo da peça, ou seja, a música está jogando a favor do espetáculo”.

Foto: Jeffh Ribeiro

Relacionado à espetáculo, vamos ao nosso terceiro filme com a rainha dos baixinhos: Xuxa. De cenas com interpretações da Sasha ao Txutxucão, com a “Mara Maravilha” como vilã sugerida pelo público, o que levou o diretor Andrei Mosqueto ao riso. O mesmo, ao final, convida a plateia para as outras peças da “Mostra de Impro” e logo desconvida, por lembrar que já estavam esgotados os ingressos.

Andrei, além de diretor da noite, conduziu espectadores e elenco com as escolhas de temas, cenas, música, luz, atores, de uma forma leve, divertida e cheia de clichês com muita improvisação. Todos os presentes aplaudiram de pé ao final da apresentação.

Informação: Jeffh Ribeiro, estudante de jornalismo da Universidade Positivo, em parceria com a BandNews FM Curitiba

Avatar

Giovanna Retcheski

Crianças internadas no RS recebem alimento especial do Paraná

Crianças internadas no RS recebem alimento especial do Paraná

O avião do Governo do Paraná, decolou na manhã deste domingo (5), de Curitiba

Ingressos para o show de Almir Sater estão à venda

Ingressos para o show de Almir Sater estão à venda

Os valores do 1º lote são promocionais, por tempo limitado.

Mãe e filho morrem em acidente no Contorno Leste

Mãe e filho morrem em acidente no Contorno Leste

O veículo bateu contra a mureta de concreto, no acesso para a Avenida das Torres