CuritibaGeral

Levantamento aponta 364 casos de trabalho infantil em Curitiba

Os números são referentes ao primeiro quadrimestre do ano e foram apresentados pela Prefeitura

 Levantamento aponta 364 casos de trabalho infantil em Curitiba

Foto: reprodução

364 casos de trabalho infantil são identificados em Curitiba. Os números são referentes ao primeiro quadrimestre do ano e foram apresentados pela Prefeitura, que realiza o levantamento através de um trabalho realizado pela Fundação de Ação Social (FAS), que fica responsável pelas abordagens sociais com crianças, adolescentes e também com as famílias. Essas abordagens acontecem tanto por busca ativa quanto por denúncias feitas pelo 156.

E segundo a Diretora de Proteção Social Especial da FAS, Tatiana Possa, a partir do momento em que o trabalho infantil é identificado os envolvidos são atendidos e encaminhados para rede de proteção e acolhimento. Em alguns casos o Conselho Tutelar e até mesmo o Ministério Público precisam ser acionados.

Entre os trabalhos infantis mais comuns identificados na capital estão vendas nos semáforos, malabarismos e mendicância.

Ainda segundo a Diretora de Proteção Social Especial da FAS, cinco equipes atuam na região central de Curitiba, com foco exclusivamente em crimes contra crianças e adolescentes. Tatiana enfatiza que de 2020 para 2021, o número de crianças em situação de rua apresentou aumento de mais de 100% na capital paranaense. De 2021 para 2022 os números se mantiveram altos.

Por isso o trabalho da FAS nesse sentido foi intensificado, inclusive com orientações para que as pessoas tenham consciência de que submeter crianças e adolescentes ao trabalho infantil é crime.

As denúncias podem ser feitas pela central 156 da Prefeitura de Curitiba e também pelo disque 100.

Reportagem: Vanessa Fontanella

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba recebe festival com pratos a partir de R$ 10

Curitiba recebe festival com pratos a partir de R$ 10

Sabores do Mundo é promovido pelo Mercado Municipal Capão Raso

Homem que ameaçava a ex se entrega após dez horas

Homem que ameaçava a ex se entrega após dez horas

Homem estava armado e tentou entrar no Tribunal de Justiça em Curitiba para chegar até