Líder do PCC no Paraguai é preso e extraditado ao Brasil

 Líder do PCC no Paraguai é preso e extraditado ao Brasil

Foto: divulgação/Agência Brasil

(Foto: divulgação/Agência Brasil)

O homem apontado como líder da facção criminosa PCC no Paraguai foi preso e extraditado ao Brasil neste final de semana. Giovanni Barbosa da Silva, conhecido como ‘Bonitão’, foi detido no sábado à noite, em Pedro Juan Caballero, na região da Fronteira. Uma tentativa de resgate foi frustrada horas depois. Ontem (10), o criminoso foi entregue à Polícia Federal na Tríplice Fronteira, em Foz do Iguaçu. A PF não informou para onde Silva foi levado.

Segundo as autoridades paraguaias, após mudanças na estrutura da facção criminosa PCC, Giovanni Barbosa da Silva se tornou o líder do grupo no país vizinho. Ele era monitorado desde novembro de 2020, e foi detido na noite de sábado (9). A prisão motivou um atentado: na madrugada de domingo (10), um grupo de 20 a 30 criminosos assaltou a delegacia da Polícia Federal e fez três agentes reféns na tentativa de libertá-lo. O atentado contra a Delegacia de Investigação de Delitos de Pedro Juan Caballero — cidade vizinha a Ponta Porã (MS), na fronteira com o Brasil — foi controlado horas depois.

Ao final da operação, foram apreendidos um fuzil FN15, de origem norte-americana, munição, dois celulares e uma caminhonete. Os três policiais feitos reféns estão fora de perigo, de acordo com informações da Procuradoria-Geral da República do Paraguai. O suspeito foi considerado perigoso demais para ser mantido no local, e por isso as autoridades paraguaias optaram pelo pedido de extradição.

Também conhecido pelos apelidos ‘Bonitão’ e ‘Coringa’, o líder da facção criminosa é réu no Brasil em processos criminais por tráfico de armas e drogas. A Justiça Federal do Mato Grosso do Sul havia expedido dois mandados de prisão preventiva contra ele. As ações tramitam na 1ª Vara Federal de Ponta Porã (MS).

Giovanni Barbosa da Silva foi recebido pela Polícia Federal do Paraná na Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu, na Tríplice Fronteira. Conforme prevê o acordo tripartite, uma escolta especializada atuou para manter a segurança na região compartilhada entre Brasil, Paraguai e Argentina.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem