ParanáCidades

Litoral deve receber investimentos estruturais para implantação da Nova Ferroeste

Uma nova descida deve ser construída na Serra do Mar, entre Curitiba e o litoral

 Litoral deve receber investimentos estruturais para implantação da Nova Ferroeste

Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN

As cidades de Morretes e Paranaguá, no litoral do Estado, devem ser as mais impactadas com a implantação da Nova Ferroeste. A ferrovia deve ligar o Paraná aos estados do Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, além da tríplice fronteira com Paraguai e Argentina. O objetivo é facilitar o escoamento de toda a produção agrícola e industrial para o Porto de Paranaguá, e em seguida rumo ao mercado internacional. De acordo com o projeto, em Paranaguá o investimento vai ser de 240 milhões de reais para a construção de viadutos rodoviário e ferroviário. O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental indicou a necessidade de melhorias na estrutura urbana da cidade para receber as locomotivas. Segundo o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes, as obras vão reduzir significativamente a interferência do trem nessas regiões.

Uma nova descida deve ser construída na Serra do Mar, entre Curitiba e o litoral. Estão previstos programas voltados para o acompanhamento e monitoramento do impacto da fauna, flora, qualidade da água, ruído e trepidação. De acordo com Fagundes, a grande preocupação do projeto é a Serra do Mar, que é um patrimônio natural do Paraná e precisa ser tratado com muita atenção por todas as partes.

A definição do traçado levou em consideração a área de domínio da BR-277, indicada no estudo ambiental, e coincide com a solução apontada pelo Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral há alguns anos. Entre as alternativas, à direita e à esquerda da rodovia, o trecho projetado é o que causa o menor impacto ambiental. Vão ser 55 quilômetros nesse trecho que envolve Morretes. Vão ser 18 quilômetros em viadutos e oito quilômetros em túneis para diminuir ao máximo a subtração de mata nativa. Morretes possui o maior fragmento de Mata Atlântica dentro do projeto.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Grupo cobrava propina para agilizar serviços públicos no Paraná

Grupo cobrava propina para agilizar serviços públicos no Paraná

Servidores públicos municipais cobravam Pix para 'furar a fila' em serviços de poda e remoção

Operação nacional contra pirataria cumpre mandados no PR

Operação nacional contra pirataria cumpre mandados no PR

Policiais cumpriram ordens judiciais em Curitiba, Campo Largo, Pinhais e Assis Chateaubriand