Litoral do Paraná tem mais de 90 casos diários de queimaduras por águas-vivas nesta temporada

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Quase 1.700 veranistas já foram queimados por águas-vivas no litoral do Paraná desde o início da Operação Verão do Corpo de Bombeiros, em 19 de dezembro. O número representa um salto de 60% em relação ao mesmo período da temporada passada, que teve 1.050 registros. Além da quantidade de público, que está maior do que o do verão 2014/2015, o calor e as correntes marinhas são os principais fatores que contribuem para este resultado: foram 1.680 incidentes até agora, número que leva a uma média diária de mais de 93 casos. Quem explica é o capitão dos Bombeiros, Fernando Tratch.

Aproximadamente 80% dos acidentes foi em Matinhos, sendo mais de 40 casos em poucas horas em um mesmo ponto da Praia Central. Na sequência vem Pontal do Paraná, com cerca de 15% dos registros, e Guaratuba, com algo em torno de 5%. O pior dia, até agora, foi 31 de dezembro, véspera do Ano Novo, quando quase mil pessoas sofreram queimaduras. Mesmo assim, segundo o capitão, nenhum quadro foi considerado grave e todos os banhistas receberam atendimento no local, sem a necessidade de socorro médico.

Ainda conforme os Bombeiros, a melhor forma de prevenir esse tipo de acidente é perguntando aos guarda-vidas se a praia está segura para banho. Em caso de queimaduras, o melhor a se fazer é limpar o local lesionado com água do mar, sem esfregar, e depois aplicar vinagre, que neutraliza as toxinas liberadas pelas águas-vivas. No geral, o desconforto começa a melhorar em aproximadamente 20 minutos.

Diferentemente da água salgada, a doce piora a sensação de ardor porque ativa as micropartículas de veneno e pode complicar ainda mais o quadro de saúde da vítima. Se, após o contato com a água-viva, a pessoa apresentar sintomas como náuseas, vômito e/ou dificuldade respiratória, a recomendação é procurar ajuda médica imediatamente.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Gaeco cumpriu mandados contra o ex-funcionário do Poder Judiciário que pode ter beneficiado um investigado

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Quase dois mil quilos da droga foram apreendidos pela PRF na BR-277

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Athletico tenta voltar a vencer após cinco rodadas pela competição