Lotação em hospitais causa problemas em equipamentos e demora na liberação de leitos

 Lotação em hospitais causa problemas em equipamentos e demora na liberação de leitos

Foto: Guilherme Wille

uti-novos-leitos
Fotos: Guilherme Wille/Prefeitura de Curitiba

Com a alta taxa de ocupação dos leitos de UTI e de enfermaria exclusivos para covid-19, moradores de Curitiba já enfrentam problemas ao procurar a rede pública de saúde. Entre os relatos está a dificuldade em conseguir vagas nos hospitais. Também há reclamações relacionadas à falha em equipamentos, com máquinas de raio-x. A Prefeitura de Curitiba nega que haja desassistência médica na capital, mas reconhece que, em alguns casos, não consegue mais atender as demandas dentro dos prazos considerados normais.

A estudante Millena Marceli contou à BandNews FM que precisou aguardar quase três dias para conseguir um leito para a avó, que tem 63 anos de idade. A idosa foi diagnosticada com coronavírus e já convivia com problemas pulmonares. Millena relata que a primeira pessoa a apresentar sintomas da Covid-19 foi o avô, que procurou a UPA do CIC e se deparou com a máquina de raio-x quebrada. O equipamento é fundamental para analisar a condição dos pulmões do paciente.

Logo depois foi a avó dela quem começou a sentir-se mal. Millena conta que a família foi até a UPA do CIC novamente, mas o raio-x ainda estava quebrado:

No entanto, apesar da indicação de internamento, a família não conseguiu vaga em hospitais para a idosa. De acordo com Millena, a avó passou dois dias em uma poltrona, sem o atendimento ideal, com as condições de higiene e alimentação inadequadas, até que um leito fosse liberado para a paciente:

Em nota, a Prefeitura de Curitiba afirmou que não houve nenhuma desassistência. No entanto, reconhece ser possível que, em casos isolados, “as demandas não sejam atendidas com a presteza dos tempos de normalidade”. A Secretaria Municipal da Saúde afirma que os problemas estão relacionados ao período de exceção imposto pelo coronavírus. Conforme a pasta, a pandemia causou grande impacto para todos os serviços de saúde do mundo, e nesse contexto a secretaria municipal “está trabalhando para manter a qualidade assistencial aos curitibanos”.

A nota ainda diz que a idosa de 63 anos fazia parte do monitoramento pela central telefônica da prefeitura, e que foi orientada a procurar uma UPA devido à evolução do quadro. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a paciente foi transferida para um leito de enfermaria – compatível com o quadro clínico – no Hospital Vitória.

Sobre o aparelho de raio-x da UPA do CIC, a Prefeitura de Curitiba confirmou que o equipamento apresentou problemas na última semana. Conforme a administração, a peça para a manutenção não estava disponível e veio de fora. O aparelho foi consertado. No período em que esteve quebrado, os exames foram realizados na UPA do Fazendinha.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos