Mãe e advogado do piloto paranaense preso no Peru voltam ao Brasil hoje à noite

Foto: reprodução/ Manchete Online
Foto: reprodução/ Manchete Online

A mãe e o advogado do piloto Asteclínio da Silva Ramos Neto, preso no Peru desde o dia 15 de abril, por suspeita de tráfico de drogas, voltam ao Brasil hoje (sexta) à noite. Ainda não há definição sobre o pedido de transferência do piloto para um hospital que tenha condições de remover o projétil que ainda está alojado no abdômen do brasileiro. O advogado de Asteclínio, Rodrigo Faucz, fez reuniões com a embaixada brasileira no Peru. Ele conta que a embaixada mostrou o ofício que foi enviado ao Ministério da Justiça pedindo a transferência do brasileiro para um hospital, mas ele fala que é preciso um posicionamento mais concreto.

No dia em que o avião pilotado pelo brasileiro foi abatido pelas forças aéreas peruanas, Asteclínio foi atingido no braço e na barriga. Por conta da bala de grosso calibre que ainda está alojada no paranaense, ele chegou a perder 20 quilos e está com dificuldades para se locomover. Antes de sair do Peru, o advogado também discutiu a estratégia adotada para o processo do brasileiro. Um novo defensor público foi designado para representar o piloto no Peru.

Ainda não há data definida para o julgamento de Asteclínio. Como as forças armadas peruanas não assumiram o ataque ao avião, o juiz responsável pelo caso pediu uma investigação mais completa. De acordo com o advogado, a acusação contra o brasileiro se baseia em uma suposta declaração do co-piloto dada enquanto ele era atendido por médicos – logo após o abate da aeronave. O homem, que não teve a identidade divulgada, estaria sob efeito de anestesia, mas teria concordado com o que foi dito pelo interrogador.

Por meio de nota, o Itamaraty informou que está fazendo o possível para que os direitos do piloto sejam resguardados. O Ministério das Relações Exteriores, por meio da Divisão de Assistência Consular e da Embaixada em Lima, também afirma que está prestando a assistência cabível ao paranaense.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Gaeco cumpriu mandados contra o ex-funcionário do Poder Judiciário que pode ter beneficiado um investigado

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Quase dois mil quilos da droga foram apreendidos pela PRF na BR-277

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Athletico tenta voltar a vencer após cinco rodadas pela competição