ParanáGeral

Maio Laranja reforça proteção infantojuvenil no mundo virtual

Polícia Civil orienta medidas para responsáveis e como proceder em casos de abuso

 Maio Laranja reforça proteção infantojuvenil no mundo virtual

Foto: Fabio Dias/EPR

O Maio Laranja é um mês de combate ao abuso e à exploração infantil no Brasil. A Polícia Civil do Paraná traz um alerta sobre os cuidados no mundo virtual. A utilização das redes em excesso pode trazer danos à saúde de crianças e adolescentes, mas é preciso também estar atento aos conteúdos consultados e às pessoas com quem eles conversam, para prevenir violências e abusos sexuais. Os pais também devem evitar publicações de fotos e informações pessoais das crianças e dos adolescentes.

A delegada Patrícia Paz indica que os criminosos atraem as vítimas com assuntos específicos de cada idade, se passando por outras pessoas.

A indicação é manter um canal de conversa franca com crianças e adolescentes, trazendo orientações. Os pais devem conscientizar os filhos sobre os perigos na internet, como não conversar com estranhos, entrar em grupos sem consentimento, compartilhar dados pessoais, enviar fotos ou marcar encontros. A delegada ressalta quais sinais podem indicar que algo está errado.

Caso percebam algum sinal estranho ou os próprios filhos avisem que algo está acontecendo, a indicação é procurar a Polícia Civil.

Veja mais:

O Nucria é a unidade responsável por investigar crimes de violência psicológica, física e sexual contra crianças e adolescentes. A denúncia pode ser feita pelos pais ou por qualquer pessoa que tome conhecimento de algum fato, ou mesmo se tiver apenas uma suspeita. Os casos vão ser investigados e a denúncia pode ser anônima. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 197, da PCPR e 181, do Disque Denúncia. Se a violência estiver ocorrendo em flagrante, a pessoa deve acionar a Polícia Militar, por meio do 190.

Reportagem: Amanda Yargas

Avatar

Izabella Machado

Alunos do Paraná têm suspeita de intoxicação alimentar

Alunos do Paraná têm suspeita de intoxicação alimentar

Amostras dos alimentos servidos no jantar foram recolhidas e enviadas para análise

Corante despejado irregularmente deixa Rio Toledo vermelho

Corante despejado irregularmente deixa Rio Toledo vermelho

Responsável foi autuado e terá que comparecer em uma audiência do IAT

Com criança no carro, casal transportava 28 armas

Com criança no carro, casal transportava 28 armas

Os responsáveis foram apreendidos na BR-277, em Balsa Nova