Mais de 240 profissionais da área de odontologia foram infectados pela covid-19 no Paraná

 Mais de 240 profissionais da área de odontologia foram infectados pela covid-19 no Paraná

Foto: Grupo Straumann

WhatsApp-Image-2020-10-23-at-14 18 09
Foto: divulgação/Grupo Straumann

Da lista de 16 áreas da saúde mais infectadas pela covid-19 no Paraná, profissionais da odontologia estão em 7º lugar, com mais de 240 casos. Já o total de diagnósticos positivos de profissionais da saúde no Paraná é de mais de 9 mil. Os dados são do mais recente boletim da Secretaria Estadual da Saúde. Neste mês de outubro é comemorado o dia do dentista e também da saúde bucal. Durante esta pandemia, os desafios para esses profissionais são vários.

De acordo com o cirurgião-dentista e gerente de novos produtos e práticas clínicas da Neodent, Sérgio Bernardes, as máscaras e luvas descartáveis já faziam parte da rotina ao atender os pacientes e com a covid-19 essa realidade se intensificou.

O especialista revela que no começo da pandemia o impacto foi grande, mas ao longo dos meses surgiu um manual para dar um suporte aos profissionais de odontologia e com isso, as atividades se reestabeleceram.

Sérgio comenta que o paciente deve buscar o médico o mais rápido possível se sentir dor de dente intensa, por exemplo.

De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal representam o menor índice de contaminados entre os profissionais da saúde que estão na linha de frente contra o coronavírus no Brasil. O relatório divulgado no início do segundo semestre pelo Ministério da Saúde apontava que, do total de pessoas infectadas, 0,17% eram cirurgiões-dentistas, o que representava 2.737 profissionais contaminados, do total nacional de mais de 1 milhão e 600 mil infectados entre os meses de março e junho.

Reportagem: Fernanda Scholze

WhatsApp-Image-2020-10-23-at-14 18 09-1
Foto: divulgação/Grupo Straumann
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos