CuritibaGeral

Mais de 40 mil raios atingiram a RMC este ano

Entre 1º de janeiro e 18 de outubro foram mais de 44.300 descargas elétrica

 Mais de 40 mil raios atingiram a RMC este ano

Foto: Fernanda Skalisz

Mais de 40 mil raios atingiram a Região Metropolitana de Curitiba desde o início de 2023. De acordo com dados do Simepar, solicitados pela BandNews Curitiba, entre 1º de janeiro e 18 de outubro do ano passado foram cerca de 2.700 raios na Grande Curitiba. No mesmo período deste ano foram mais de 44.300 descargas elétricas, o que representa um aumento de 54%.

Esse valor é considerado acima da média nacional esperada. Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), “é esperado um aumento em torno de 40% na incidência de raios no país já nesse século devido ao aquecimento do planeta”.

Veja mais:

Quando falamos em raios também falamos de chuva. Curitiba bateu o recorde de precipitação neste mês de outubro de 2023. Segundo o Simepar, que realiza o monitoramento desde 1997, o acumulado chegou aos 393 milímetros, até a quarta-feira (18). A média histórica é de 158 milímetros, superada em quase 150%. Porém, o aumento de chuva e de raios não estão diretamente ligados. Isso é o explica o meteorologista e coordenador de Operação do Simepar, Marco Jusevicius.

Só em Curitiba no ano passado foram 1.777 raios. Neste ano, foram mais de 2.540. Um aumento de 43%. O meteorologista explica quais as condições que formam uma descarga elétrica durante uma tempestade.

No Paraná, de janeiro a outubro do ano passado foram registrados mais de 603 mil raios. Neste ano, no mesmo período, foram mais de 706 mil, um aumento de 17%. Para se ter uma ideia, é como se caísse, em média, um raio por minuto no estado.

Reportagem: Francine Lopes

Avatar

Izabella Machado

Unidade de Saúde Estrela é reaberta em Curitiba

Unidade de Saúde Estrela é reaberta em Curitiba

A US agora também tem à disposição uma clínica odontológica

Barbatuques comemora 25 anos de carreira no Guairinha

Barbatuques comemora 25 anos de carreira no Guairinha

Grupo reconhecido mundialmente pela percussão se apresenta nos dias 4 e 5 de maio