Mais de 52 mil casos e 198 mortes da covid-19 em Curitiba não estão registrados no boletim da Secretaria Estadual da Saúde

 Mais de 52 mil casos e 198 mortes da covid-19 em Curitiba não estão registrados no boletim da Secretaria Estadual da Saúde

Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN

Mais de 52 mil casos e 198 mortes do coronavírus em Curitiba não estão registrados no boletim da covid-19 da Secretaria Estadual da Saúde do Paraná (Sesa). Esses números correspondem à diferença entre os dados divulgados pelo governo estadual e pela prefeitura. Nesta segunda-feira (14), o balanço do governo soma 1.773 mortos de Curitiba. Já a prefeitura totaliza 1.971 vítimas.

Em relação ao número de diagnósticos: enquanto o governo estadual registra 44.821 casos na capital, a prefeitura já contou mais que o dobro disso: 97.084. A diferença entre os dados da pandemia em Curitiba afeta também os balanços do Ministério da Saúde e do consórcio de veículos de imprensa, que utilizam como fonte as tabelas compiladas pelas secretarias estaduais.

Em nota, a Secretaria Estado da Saúde informa que a divergência de dados divulgados pelo município de Curitiba e pelo Estado do Paraná acontece por conta de a Secretaria Municipal de Saúde não utilizar o sistema oficial do Estado, assim como os outros 398 municípios, ou seja, há alta de uniformização das informações e programação do sistema municipal de Curitiba para transferência de dados para o sistema oficial do Paraná.

O Governo afirma que isto ocorre desde o início da pandemia. Independente disso, a análise da situação epidemiológica no Estado também é realizada por meio da taxa de ocupação de leitos, dado que mostra atualmente uma situação preocupante em todo o Paraná.

O Governo diz ainda que, os dados e informações para o informe covid-19 são feitos pelo sistema oficial de notificação do Paraná (Notifica Covid-19), Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) e Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), além do cruzamento destas informações com o sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL).

Segundo o Governo, a Secretaria Municipal de Curitiba envia uma planilha diária para o Estado contendo casos e óbitos ocorridos no município. Após isso, o grupo técnico do Estado e responsável pela emissão do Informe Estadual, passa a cruzar as informações fornecidas com os outros bancos de dados já citados.

Por meio de nota, a Prefeitura de Curitiba garante que não existe represamento de dados. Diariamente a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) notifica os óbitos e os novos casos de infecções pelo novo coronavírus nos sistemas nacionais de notificação obrigatória do Governo Federal.

Além de repassar regularmente uma planilha para a 2ª Regional de Saúde e para a Sesa. Segundo a prefeitura, todos os casos atendidos na rede própria (unidades básicas de saúde, unidades de pronto-atendimento, centros de especialidades, centros de atenção psicossocial, entre outros) são registrados também no sistema E-saúde Curitiba que transfere os dados para o Notifica Covid-19 por meio de um protocolo de integração entre diferentes sistemas de software.

O fluxo inicial estabelecido entre Curitiba e a Sesa prevê que nos casos de pacientes internados, os hospitais realizem a notificação no Sivep e SIM e essas informações migrariam para o Notifica Covid-19. O conflito entre os sistemas e fluxos de notificação está sendo discutido em conjunto pelas secretarias a fim de corrigir as divergências. A equipe da epidemiologia está avaliando caso a caso e repassando as informações corrigidas para a Sesa.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos